Fórum Catarinense de Comitês se reuniu para discutir a situação da gestão dos recursos hídricos no Estado

24/06/2015

 

 

Representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas de todas as regiões de Santa Catarina se reuniram nos dias 16 e 17 de junho, no Centro de Treinamento da EPAGRI, em Campos Novos, para participar do Fórum Catarinense dos Comitês de Bacias Hidrográficas e tratar de diversos assuntos relacionados ao panorama atual da Política Nacional de Recursos Hídricos no Estado e a temas mais pontuais inerentes ao Fortalecimento e Operacionalização dos Comitês. Participaram do evento representantes do órgão gestor de recursos hídricos de Santa Catarina, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, da Assembleia Legislativa e também de instituições locais. O Comitê da Bacia do Rio Itajaí foi representado pelo Consultor Técnico Willian Goetten.


Após a abertura do evento na tarde de terça-feira, dia 16, o Diretor de Recursos Hídricos de SC, Bruno Henrique Beilfuss, explanou sobre o estado atual de implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos em Santa Catarina. Em seguida, o coordenador do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas e presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, relatou as ações realizadas pelo Fórum desde o último encontro dos Comitês realizado no ano passado e expôs os anseios e desafios atuais dos Comitês.

 

“Precisamos unir esforços com setores estratégicos e mostrar ao Governo de Santa Catarina e sociedade como um todo qual a posição dos comitês perante o panorama atual da gestão de recursos hídricos em nosso estado, pois a água, mais do que um tema de ordem ambiental, é sobretudo crucial ao desenvolvimento econômico do estado”, ressaltou o coordenador do Fórum, José Carlos Virtuoso. Depois das explanações a discussão foi aberta à plenária.

 

O evento continuou durante a noite com o lançamento do livro “Bacias Hidrográficas” de autoria de Álvaro José Back, pesquisador da Estação Experimental de Urussanga. A bacia hidrográfica é considerada a unidade fundamental para estudos de recursos hídricos e de monitoramento, bem como desenvolvimento de projetos de recuperação e conservação dos recursos naturais. O livro traz revisões sobre a classificação de bacias hidrográficas e dos índices físicos usados para caracterizá-las e vem acompanhado do software HidroBacias, onde é possível realizar todos os cálculos descritos na publicação.

 

As experiências dos Comitês com os Planos de Bacia em elaboração e concluídos também foram apresentadas por representantes dos órgãos colegiados. Na manhã de quarta-feira, dia 17, as discussões continuaram com a elaboração de um documento oficial do evento: a “Carta de Campos Novos”. O Fórum Catarinense dos Comitês de Bacias Hidrográficas encerrou com um ato público na Praça Lauro Müller com o tema “Gestão Pública da Água em SC – Insegurança Hídrica”, com manifestação de lideranças, panfletagem, distribuição de água e ato religioso de consagração da água.


Para mais informações: www.comiteitajai.org.br

 

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos