Fórum Catarinense de Comitês discute gestão dos recursos hídricos em Santa Catarina

13/03/2016

 

O Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas reuniu em Lages (SC), nos dias 3 e 4 de março, 14 Comitês para discutir a gestão hídrica em Santa Catarina. Participaram do evento representantes dos Comitês das bacias dos rios Antas, Araranguá, Camboriú, Canoas, Chapecó/Irani, Cubatão, Cubatão e Cachoeira, Itajaí, Itapocu, Peixe, Timbó, Tijucas, Tubarão e Urussanga. Um dos fatos marcantes da programação foi o lançamento do Plano Estadual de Recursos Hídricos, com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Carlos Chiodini.

 

A apresentação de experiências de cada Comitê e relato das atividades do Fórum marcaram o primeiro dia do encontro. Willian J. Goetten, representante catarinense no Parlamento Nacional da Juventude pela Água (PNJA), apresentou uma proposta para atuação conjunta com o Fórum. Engenheiro ambiental e sanitarista e consultor do comitê Itajaí destacou a importância da representatividade dos jovens dentro dos comitês de bacias, sugerindo que cada Comitê escolhesse dois representantes jovens, que seriam capacitados para atuação na gestão social de bacias hidrográficas através da mobilização dos jovens para atuação e engajamento em governança da água. Willian sugeriu ainda a organização de um Fórum Catarinense da juventude pela Água, uma vez que em 2017 ocorrerá o Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, em Florianópolis.

 

Na sexta-feira, dia 4, o evento contou com a participação de representantes da diretoria de recursos hídricos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). Na oportunidade foram repassadas informações referentes a encaminhamentos sobre a elaboração dos planos de recursos hídricos de todas as bacias hidrográficas catarinenses até o final de 2016, bem como a necessidade de agilizar a implantação das entidades executivas dos comitês.

 

Plano Estadual de Recursos Hídricos

 

O ponto forte do Fórum aconteceu no encerramento do encontro, com o lançamento do Plano Estadual de Recursos Hídricos. Além da presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, o ato contou com a presença de deputados federais e estaduais, prefeito de Lages e outras autoridades, e representantes da diretoria de recursos hídricos e dos comitês de bacia. Para o coordenador geral do Fórum e presidente do Comitê da Bacia do rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, este novo momento representa um passo concreto para a implementação dos instrumentos de gestão hídrica em Santa Catarina.

 

"O lançamento é um divisor de águas para o nosso estado, visto que Santa Catarina era um dos dois únicos estados que não tinham a política estadual nesta área. Nós, da coordenação do Fórum e integrantes dos Comitês de Bacias, saímos esperançosos e convencidos de que estamos nos fortalecendo e precisamos aumentar a mobilização, para que tenhamos avanços neste sentido de execução e finalização do plano. Ainda lutaremos para que cada Comitê tenha seu plano de bacia. Só desta forma iniciaremos efetivamente a gestão hídrica nas bacias hidrográficas", salienta.

 

O Plano Estadual de Recursos Hídricos de Santa Catarina irá indicar diretrizes para a gestão hídrica no que se refere ao planejamento e controle adequado do uso da água. Estudos, diagnósticos e audiências públicas serão feitos nas regiões hidrográficas do estado. O processo de elaboração do Plano terá início ainda neste mês de março e deve ser concluído em até 18 meses.

 

Para mais informações: http://comitedoriourussanga.blogspot.com.br

Please reload

Design & Marketing

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos