Assembleia Mundial da RIOB reúne organismos de bacia de vários países em Mérida, México

14/06/2016

Lupercio Z. Antonio - Presidente da RIOB - fala na Abertura Oficial

 

 

Realizou-se no período de 01 a 04 de junho na cidade de Mérida, México, a 10ª Assembleia Geral Mundial da Rede Internacional de Organismos de Bacias Hidrográficas com a presença de 545 participantes representantes de 48 países que proporcionaram um encontro de vários Comitês e Conselhos de Bacias além de inúmeras instituições e entidades que lidam com a temática da água no planeta.

 

O evento, que aconteceu no Yucatán Siglo XXI Convention Centre, promoveu uma agenda de debates nos principais temas relacionados à atuação dos Organismos de Bacia no mundo todo. Com a participação de vários especialistas de vários países, houve profícuo debate nas áreas de a) Adaptação das Bacias às mudanças climáticas, b) Mandato, Composição e Metas dos Comitês e Conselhos de Bacia, c) Planejamento e Gestão sustentável de bacias hidrográficas, e d) Participação dos Usuários e Sociedade Civil nos Organismos de Bacia. Nestes debates, a participação brasileira se fez com o então presidente da RIOB, Sr. Lupércio Ziroldo Antônio que destacou o intenso e exitoso trabalho dos Comitês de Bacia no nosso país e com o Sr. Sergio Razera, Diretor da Agência das Bacias PCJ/SP que apresentou o trabalho desenvolvido nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí que envolve os Estados de São Paulo e Minas Gerais, com foco no planejamento e sustentabilidade desta bacia perante os problemas de escassez enfrentados no ano passado.

 

Realizaram-se também durante o evento, várias reuniões setoriais importantes. As Redes Mediterrânea, Norte Americana (ROCAN) e Sul Americana (RELOC) de Organismos de Bacia realizaram Assembleias com seus membros presentes. A RELOC que tem atualmente sua Secretaria Executiva Permanente com a REBOB Rede Brasil de Organismos de Bacia realizou Assembleia que teve a participação de representantes de 12 países onde foram discutidas as estratégias de participação dos países da América do Sul e Caribe nos processos que antecederão o 8º Fórum Mundial da Água no Brasil em março de 2018.

 

Participantes da Reunião da RELOC Rede Latino Americana de Organismos de Bacia

 

 

Também durante o evento aconteceram ainda duas importantes Reuniões. Em uma delas, reuniram-se representantes da CODIA Conferência de Diretores Ibero-americanos da Água que com 35 participantes de vários países ampliaram as relações para um planejamento mais integrado de ações relativas aos recursos hídricos entre os vários países presentes. Nesta Reunião o Brasil esteve representado pelo Sr. Felix Domingues da Assessoria de Relações Internacionais da ANA Agência Nacional de Água que apresentou a plataforma de ações que vem sendo desenvolvida pela Agência no país e fora dele com acordos de cooperação. Representou a RELOC, fazendo uma apresentação das ações da entidade, o Diretor da REBOB Mauri Pereira.

 

Finalmente, o evento contou ainda com uma Oficina relativa ao Projeto ECO CUENCAS que vem sendo desenvolvido em três bacias pilotos na América do Sul sendo uma delas a Bacia PCJ e que tem como objeto e foco a discussão e aprofundamento da gestão sustentável nas bacias hidrográficas fundamentalmente com relação à adaptação às mudanças climáticas. A REBOB participa deste importante Projeto mundial sendo responsável pelo componente networking, comunicação e capacitação.

 

 

MÉXICO PRESIDIRÁ A RIOB 2016-2019

 

México assume a presidência da RIOB

 

 

Durante a 10ª Assembleia Geral Mundial da Rede Internacional de Organismos de Bacia, o então presidente da RIOB, Sr. Lupercio Ziroldo Antonio que também preside a Rede Brasil de Organismos de Bacia e é um dos Governadores do Conselho Mundial da Água, transmitiu a presidência para o México na pessoa do Sr. Roberto Ramirez de la Parra, Diretor Geral da CONAGUA/México que presidirá a entidade pelos próximos três anos.

 

Após a prestação de contas de seu mandato a frente da RIOB, onde foram descritas todas as atividades e ações promovidas durante os três últimos anos, Lupercio Ziroldo Antonio agradeceu inicialmente a toda a equipe da Secretaria Executiva, em especial ao Sr. Jean-François Donzier, Secretario Técnico Permanente da RIOB, e enfatizou o importante e exitoso trabalho que realizam os Organismos de Bacia de todo o mundo, destacando que nestes Colegiados toda a sociedade pratica a gestão das águas de forma participativa, integrada e compartilhada.

 

O Sr. Roberto Ramirez de la Parra em sua fala, disse da importância para o México exercer tão honrado cargo e comprometeu-se a trabalhar continuadamente para uma gestão sustentável de nossas bacias hidrográficas.

 

O evento contou com importante participação brasileira onde destacamos a ANA Agência Nacional de Água com o Sr. Félix Domingues, a Agência PCJ com Sergio Razera, diretor-presidente, Murilo Sant’Anna, Marco Antônio dos Santos e Paulo Tinel, e a REBOB Rede Brasileira de Organismos de Bacia com os Diretores Lupercio Ziroldo Antonio, Luís Firmino Martins Pereira, Leonice Lotufo, Mauri Pereira, Luiz Carlos Souza Silva, Carlos Eduardo Nascimento Alencastre e Jairo Costa e Silva.

 

Delegação brasileira presente na Assembleia da RIOB em Mérida

 

 

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos