Polderes

21/06/2016

 

Polderes são estruturas hidráulicas artificiais, uma das mais clássicas técnicas de drenagem para controle de enchentes em locais de baixa altitude próximas a rios, áreas ribeirinhas em geral, e o mar. O sistema é composto por diques (muros), reservatórios, dutos e bombas. Quando ocorrem chuvas de grande intensidade, especialmente no verão, os diques fazem o trabalho de isolamento das águas: o volume intenso de águas pluviais é coletado na vizinhança da estrutura, armazenado, e então lançado de volta ao rio após o período de pico de vazão. 


Países como a Alemanha, Bélgica e Holanda – sobretudo este último – utilizam largamente o sistema de polderes. Na Holanda o sistema é aplicado e aperfeiçoado desde o século XI, e responsável por compor uma paisagem característica por conta de seus canais transversais e moinhos de vento. Hoje, a região se destaca no desenvolvimento de engenharia especializada nesse tipo de edificação. 


A titulo de curiosidade, a Holanda possui cerca de 3 mil polderes, alguns com mais de 50 mil hectares, com a função de ampliar a área para uso humano, sobretudo para a agricultura. Isso se faz necessário, pois cerca de ¼ do território encontra-se localizado abaixo do nível do mar, o que o torna vulnerável às chuvas e tempestades, que provocam transbordamento de rios, e marés altas que encharcam e salinizam o solo. 

 

Fonte: http://www.daee.sp.gov.br/index.php?option=com_content&id=911:polderes 

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos