Senador quer futuro da água no topo da agenda política do Senado

03/07/2016

 

O Senado Federal teve uma missão essencial na agenda política do Kick-Off Meeting do 8º Fórum Mundial da Água que se encerrou no dia 28 de junho, em Brasília/DF, como preparatória para o 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Brasília em 2018.

 

“A água tem que estar no topo da agenda política do mundo. Esta é a nossa missão”, afirmou o senador Roberto Muniz (PP/BA). Muniz liderou a comitiva de membros do Fórum que visitou o Senado Federal, na tarde do dia 28.

 

 

Em audiência, no gabinete do parlamentar, o grupo lembrou da importância da Agenda diante dos dados do relatório água e emprego, com números mundiais levantados pelas Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos do ano de 2016.

 

“Não podemos ficar inertes diante deste cenário que aponta a relação direta do emprego na geração de emprego:  a metade da força de trabalho mundial está empregada em oito setores dependentes de recursos hídricos naturais, como a agricultura, energia, construção e transporte. A água é um componente essencial das economias nacionais e locais, e é necessária para criar e manter empregos em todos os setores da economia”, ressaltou o senador Roberto Muniz.  Ele lembrou que três quartos dos empregos no mundo dependem da água, conforme aponta relatório das Nações Unidas.  “A escassez e os problemas de acesso à água não podem limitar o crescimento econômico nos próximos anos”, concluiu Muniz.

 

Mobilização – No Senado, Muniz mobiliza os pares para a missão de levar o tema ao topo da agenda legislativa da Casa. “Já destaco como parceiros desta missão, os senadores Jorge Vianna e Aloysio Nunes, com quem estive, em 2015, no último Fórum Mundial que ocorreu na Coreia.  O mesmo empenho buscamos em relação ao senador Otto Alencar, que se encontrou com o grupo e também manifestou apoio, como presidente da Comissão de Meio Ambiente”, afirmou.  O mesmo encaminhamento Muniz articula com o senador Garibaldi Alves, presidente da Comissão de Infraestrutura, onde ele  também integra como membro titular.

 

Comitiva - Participaram da visita ao Senado: o presidente do Conselho do Fórum Mundial da Água, Benedito Braga; Vicente Andreu, diretor-Presidente da ANA (Agência Nacional da Água); Ricardo Andrade, superintendente da ANA e Governador do Conselho do Fórum Mundial da Água; Nilton Azevedo, Governador do Conselho do Fórum Mundial da Água e  Paulo Varela, também diretor da ANA e Governador do conselho do Fórum Mundial da Água.

 

 

Agenda -  O evento preparatório se encerrou no dia 28 de Junho, no Centro Brasil 21, e reuniu cerca de 700 participantes de diversos países. O senador esteve presente na solenidade de abertura no Palácio do Itamaraty, na noite do dia 26, e nos debates no dia 27.

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos