A gestão das águas avança na América Central – Panamá realiza seu I Encontro dos Comitês de Bacia Hidrográficas

28/07/2016

 

 

A REBOB participou como convidada do I Encontro Nacional de Comitês de Bacias hidrográfica do Panamá. O Encontro dos comitês foi realizado no âmbito do II Fórum Nacional sobre o Manejo Sustentável da Terra realizado na cidade de Chitré nos dias 16 e 17 de junho de 2016. O Diretor da REBOB, Mauri Cesar Barbosa Pereira, a convite do Ministério do Meio Ambiente e da FAO esteve participando do evento como palestrante. O Panamá tem avançado na gestão das águas e exerceu a presidência da Rede Latino Americana de Organismo de Bacias – RELOB.

 

 

O encontro foi representativo com todos os comitês e com a presença da Ministra do MA Mirei Endara e do Ministro Jorge Arango do MIDA e do Governador da Província de Herrera. É impressionante como a discussão do tema água está avançando na América Latina e no Caribe. No Panama são 11 comitês de bacias já formados, Ríos Antón, Bayano, Changuinola, Chico, Chiriquí, Chiriquí Viejo, Grande, Pacora, Santa María, Ríos Entre El Tonosí e o La Villa e que contam com uma boa apreciação da sociedade panamenha.

 

 

Os comitês de bacia são previstos na Lei numero 44 de 2002 que estabelece o regime administrativo especial para a proteção e conservação das bacias hidrográficas na República do Panamá. A organização dos comitês no Panamá foi possível a partir do trabalho da equipe da Diretoria de Gestão Integrada de Bacias Hidrográficas do Ministério do MA e da regulamentação da Lei 44 em 2013 por meio do Decreto Executivo 479.

 

Além dos 11 comitês existe o Comitê do Canal do Panamá que tem outra configuração, contudo a região do canal conta com a bacia hidrográfica dos lagos Colón, Alajuela e Gatun que liga o Atlântico ao Pacifico, e que possui grande responsabilidade de abastecimento de água ao país. Ainda como convidados técnicos para a palestras o evento contou com o represente da CAR do Rio Sucre da Colômbia, Geólogo Hector Herrera e da Prof. Florencia Montagnani da Universidade de Yale. O evento concluir com trabalhos em grupos com questões, um excelente encontro técnico.

 

Fonte: Minsiterio

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos