Inema/BA realiza oficinas de diagnóstico do Plano de Recursos Hídricos das Bacias de rios

21/11/2016

 

Aconteceram nos dias 07, 09 e 11 de novembro, as oficinas de diagnóstico do PRHPASO, realizadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por meio do Consórcio Hydros / Engeplus e do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Paramirim e Santo Onofre nos municípios de Xique-Xique, Ibotirama e Paramirim, respectivamente. A idealização teve como objetivo estabelecer um diálogo com a sociedade, referente aos problemas, conflitos e potencialidades relacionados aos recursos hídricos superficiais e subterrâneos das bacias dos rios Paramirim e Santo Onofre.

 

As três oficinas atraíram grande interesse, contando com 121 inscritos em Xique – Xique, aproximadamente 180 em Ibotirama e 150 em Paramirim, superando as expectativas de 100 participantes para cada uma. Também houve participação do Poder Público Federal, Estadual e Municipal, Usuários de Água, Sociedade Civil organizada e de membros do Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Paramirim e Santo Onofre (CBHPASO).

 

A participação dos presentes foi bastante efetiva e o resultado das oficinas subsidiará a elaboração do Plano das Bacias dos Rios Paramirim e Santo Onofre e da Proposta de Enquadramento dos Corpos de Água, trazendo para construção destes instrumentos de planejamento o conhecimento e o saber popular.

 

Na oportunidade, em Xique-Xique, o superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, Edison Ribeiro, destacou a importância da elaboração do Plano de Bacia para a região, ressaltando que as oficinas visam estabelecer um diálogo com a sociedade, referente aos problemas, conflitos e potencialidades das bacias e em Paramirim, o presidente do CBHPASO, Anselmo Caires, também destacou a importância da elaboração do Plano de Bacia para a região, enfatizando que ” a gestão da água não se faz sem o Plano de Bacia”.

 

O Contrato de elaboração do PRHPASO prevê ainda duas fases: Prognóstico, onde serão construídos cenários futuros e elaborados proposições de alternativas e medidas para a compatibilização da quantidade e qualidade da água da região com os usos propostos; e outra fase de Diretrizes, Metas e Programas, relacionada ao planejamento de ações e intervenções que visem o uso racional e sustentável da água.

 

O Plano de Bacia Hidrográfica é um instrumento de gestão de recursos hídricos que prevê ações prioritárias para os próximos 15 anos e considera, como elemento fundamental de sua metodologia, a participação social, estabelecendo relação de integração entre comunidade e as equipes técnicas de trabalho. A previsão é que a elaboração do PRHPASO seja concluída até setembro de 2017.

 

Para maiores informações: http://www.inema.ba.gov.br

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos