Conselho Mundial da Água elege a cidade de Dakar/Senegal como anfitriões do Fórum Mundial da Água de 2021

06/12/2016

 

Em 2018, Brasília será a primeira cidade do hemisfério Sul a sediar o Fórum Mundial da Água, maior evento do mundo na área de recursos hídricos. Para a edição seguinte do Fórum, em 2021, a cidade escolhida para receber o encontro internacional é a capital de Senegal: Dacar. A decisão foi tomada pelo Conselho Mundial da Água (WWC na sigla em inglês) no 60º Encontro de Diretores, realizado em 26 de novembro em Marselha, França.

 

A seleção seguiu um rigoroso processo de avaliação. A candidatura de Dakar foi aprovada por unanimidade por votação realizada durante a 60ª reunião do Conselho de Governadores, realizada no sábado de manhã em Marselha. O Fórum Mundial da Água de 2021 terá como tema “Segurança Hídrica para Paz e Desenvolvimento”.

 

"Estou contente por ver o Fórum Mundial da Água regressar a África após o primeiro Fórum em Marrakech, em 1997. A edição de 2021 será a primeira na região, onde as soluções coletivas e inovadoras para os desafios da água e do saneamento são grandemente necessários ", afirmou o Presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga.

 
O Fórum Mundial da Água é o maior evento de água do mundo. Organizado pelo Conselho Mundial da Água e o país anfitrião, sob a coordenação do governo da cidade-sede, o evento acontece a cada três anos. Reúne mais de 20.000 participantes: organizações internacionais, líderes políticos, parlamentares e prefeitos, representantes da sociedade civil, profissionais da água e cientistas, com o objetivo de aumentar a importância da água na agenda política dos governos, aprofundar discussões, trocar experiências para os atuais desafios e formular propostas concretas para o setor. As edições anteriores ocorreram em Marraquexe, Marrocos (1997); Haia, Holanda (2000); Quioto, Shiga e Osaka, Japão (2003); Cidade do México, México (2006); Istambul, Turquia (2009); Marselha, França (2012); e Daegu e Gyeongbuk, Coreia do Sul (2015).

 

O próximo passo será a assinatura de um acordo entre o Conselho Mundial da Água e os anfitriões do 9º Fórum, de modo a especificar os seus termos de acordo.

 

Fórum Mundial da Água 2018

 

Em 2018, o Fórum Mundial da Água terá como tema “Compartilhando Água”. O evento será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional Mané Garrincha. A organização do 8º Fórum é realizada pelo governo federal, pelo Governo de Brasília e pelo WWC. A Agência Nacional de Águas (ANA) é uma das instituições que tem atuado com instituições distritais – como a Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA) – desde a candidatura de Brasília como sede do evento, quando a capital concorreu com Copenhague, Dinamarca.

 

Como primeiro evento preparatório do Fórum de 2018, Brasília recebeu o Kick Off Meeting entre 27 e 28 de junho deste ano para definir temas a serem discutidos daqui a dois anos na capital federal.

 

O próximo Fórum Mundial da Água será estruturado em quatro processos principais: temático, que fornece a base técnica para discussões sobre o tema água em diversas vertentes, como: água e energia, economia, alimentos, cidades e ecossistemas; político, que garante o debate entre autoridades governamentais e parlamentares; regional, que discute as perspectivas sobre água nos diferentes continentes do mundo; e pelo grupo focal de sustentabilidade, que será transversal e abordará perspectivas do uso sustentável da água.

 

 

Sobre o Conselho Mundial da Água

 

O Conselho Mundial da Água é uma organização internacional de plataforma multi-stakeholder, fundador e co-organizador do Fórum Mundial da Água. A missão do Conselho Mundial da Água é mobilizar ação em questões críticas da água a todos os níveis, incluindo o mais alto nível de tomada de decisões, envolvendo as pessoas no debate e desafiando o pensamento convencional. O Conselho concentra-se nas dimensões políticas da segurança da água, da adaptação e da sustentabilidade, e trabalha para posicionar a água no topo da agenda política global. Com sede em Marselha, França, e criado em 1996, o Conselho Mundial da Água reúne mais de 300 organizações membros de mais de 50 países diferentes.

 

Para mais informações: www.ana.gov.br e www.worldwatercouncil.org

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos