ANA realiza trabalho de capacitação sobre recursos hídricos para técnicos de países de língua portuguesa

14/01/2017

ANA recebe comitiva da CPLP em 2012

 

 

Foto: Flávio Serra / Banco de Imagens ANA

 

 

O Diário Oficial da União do dia 2 de janeiro, publicou o protocolo de cooperação entre o governo brasileiro e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para implementação do projeto de capacitação dos países da CPLP em matéria de recursos hídricos. Nesta parceria a Agência Nacional de Águas (ANA) será responsável por realizar as atividades de capacitação, enquanto a Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) fará o acompanhamento das atividades de cooperação junto à CPLP e aos demais países.

 

Para implementação desta iniciativa, a CPLP investirá 96.562,18 euros. O Secretariado Executivo da instituição também será responsável pela execução dos serviços administrativos e financeiros da parceria. Inicialmente a vigência do protocolo será de seis meses, podendo ser renovado automaticamente até o cumprimento dos objetivos da cooperação, que faz parte do Plano de Formação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em Matéria de Recursos Hídricos.

 

Em tratativas iniciadas em dezembro de 2012, a ANA recebeu em sua sede, em Brasília, uma comitiva da CPLP para oficialização de acordo de cooperação com o objetivo de fortalecer a gestão dos recursos hídricos nos países da Comunidade por meio de ações de capacitação. A Agência ofereceu cursos sobre “Sistemas de informação aplicados à gestão de recursos hídricos” e “Prevenção e mitigação de eventos críticos”, considerados pré-requisitos para o aprimoramento das redes de monitoramento hidrometeorológico dos países-membros da Comunidade.

 

Na parceria a ANA investiu cerca de R$ 260 mil e já foram realizadas diversas ações, entre as quais os seguintes cursos: Reforço Institucional das Administrações de Recursos Hídricos da CPLP, em Maputo, Moçambique; Sistemas de Informação Aplicados a Recursos Hídricos, em Foz do Iguaçu (PR); e Clima e Eventos Extremos, em Maputo. 

 

Está em curso a negociação de um novo projeto da ANA com a CPLP exclusivamente voltado para o intercâmbio de experiências e o fortalecimento institucional e técnico das instituições gestoras de recursos hídricos nos estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa com vistas à participação no 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Brasília em 2018.

 

A CPLP


Criada em 1996, a CPLP reúne oito países lusófonos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) e tem como objetivos o acordo político-diplomático entre seus membros; a cooperação econômica, social, cultural, jurídica e técnico-científica; e a promoção e difusão da Língua Portuguesa. Em maio de 2012 foi aprovado o Plano de Formação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em Matéria de Recursos Hídricos.

 

Texto: Raylton Alves - ASCOM/ANA

 

Para mais informações: www.ana.gov.br

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos