Entenda a terminologia da restauração florestal

02/02/2017

 

Condução da regeneração natural da vegetação:  Conjunto de intervenções planejadas que vise a assegurar a regeneração natural da vegetação em área em processo de recuperação.

 
Reabilitação ecológica: Realizada por meio da intervenção humana planejada, visa a melhoria das funções de ecossistema degradado, ainda que não leve ao restabelecimento integral da composição, da estrutura e do funcionamento do ecossistema preexistente.

 
Reflorestamento: Pode ser feito por meio do plantio de espécies florestais, nativas ou não, em povoamentos puros ou não, para formação de uma estrutura florestal em área originalmente coberta por floresta desmatada ou degradada. A utilização de espécies exóticas, como o eucalipto, já está regulamentada no Código Florestal.

 
Regeneração natural da vegetação: Processo pelo qual espécies nativas se estabelecem em área alterada ou degradada a ser recuperada ou em recuperação, sem que este processo tenha ocorrido deliberadamente por meio de intervenção humana.

 
Restauração ecológica: intervenção humana intencional em ecossistemas alterados ou degradados para desencadear, facilitar ou acelerar o processo natural de sucessão ecológica.

 
Recuperação ou recomposição da vegetação nativa:  Restituição da cobertura vegetal nativa por meio de implantação de sistema agroflorestal, de reflorestamento, de regeneração natural da vegetação, de reabilitação ecológica e de restauração ecológica. 

 

Fonte:  www.wwf.org.br

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos