Presidente do Conselho Mundial da Água abriu as atividades de capacitação sobre o 8º Fórum Mundial da Água nas Bacias PCJ

02/03/2017

 

 

 Abertura do Projeto Gota d’Água do Consórcio PCJ contou ainda com a participação do diretor presidente da ANA

 

 

“A Educação Ambiental é central para as discussões sobre a água e, assim como ocorreu nos outros Fóruns, será marcante no Fórum de Brasília”, comentou o presidente do Conselho Mundial da Água e secretário de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo, Benedito Braga, que esteve presente à abertura das atividades do Projeto Gota d’Água, promovido pelo Consórcio PCJ, no dia 17 de fevereiro, no Museu da Água, em Indaiatuba (SP).

 

Nesse ano, o projeto tem como tema “Compartilhando Caminhos para Brasília 2018” e pretende engajar as pessoas para participar do 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá de 18 a 23 de março de 2018, no Distrito Federal.

 

 

Também palestrou durante o evento, o diretor presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, que abordou entre outros temas, a necessidade de se discutir o legado que o 8º Fórum Mundial da Água deixará para a gestão dos recursos hídricos no Brasil. “Temos de pensar claro nas políticas globais, mas temos de pensar na nossa casa, o que de fato esse grande evento mudará nas políticas públicas voltadas à água”, disse.

 

Para Andreu, o maior legado que o Fórum deixará para os brasileiros será mudar a importância da água na política nacional, que trata o tema apenas com sazonalidade. “Fico admirado de ver que no debate eleitoral das eleições na cidade de São Paulo não houve qualquer discussão sobre políticas voltadas à água, diante de todo o estresse hídrico passado nos últimos anos”.

 

Benedito Braga fez um relato histórico sobre a criação do Conselho Mundial da Água, em 1996, e a realização de todos os sete Fóruns realizados até então. Braga destacou que todos os eventos possuem consultas públicas divididas em temas de interesse da organização e com o intuito de motivar a participação da comunidade também no processo de construção dos Fóruns. O mesmo está acontecendo para a edição brasileira, que já está com o canal “Sua voz” ativo para debates pelo site do evento.

 

O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, atentou sobre as participações do Consórcio PCJ dentro do Conselho Mundial da Água e nos dois últimos fóruns, enaltecendo a importância da presença da comunidade tanto no evento oficial como nas atividades paralelas, como feiras e exposições. Para o Fórum de Brasília, está previsto criar uma área no estacionamento do Estádio Nacional, intitulada temporariamente de “vila”, na qual a sociedade civil poderá participar e expor suas iniciativas.

 

 

Ainda participaram do evento o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, e o superintendente do SAAE, Sandro Coral, que elogiaram o trabalho de sensibilização do Consórcio PCJ e o papel que vem desempenhando na promoção do Fórum Mundial da Água. O prefeito Gaspar colocou o Museu da Água à disposição para receber visitantes e sediar os eventos do Consórcio e seus parceiros.

 

Antes do encerramento do evento, o secretário executivo do Consórcio PCJ ao lado do assessor técnico da Sanasa/Campinas, Paulo Tínel, entregaram a comenda “Mérito Ambiental” para Benedito Braga e Vicente Andreu pelos seus prestimosos trabalhos em prol da água no Brasil e no mundo.

 

O Projeto Gota d’Água programou encontros de fevereiro até novembro, sendo um por mês, e todas ocorrerão no Museu da Água, em Indaiatuba (SP). As discussões serão em torno de mudanças climáticas, resíduos sólidos, reflorestamento e conservação, comunicação, além de formas de participação no Fórum Mundial da Água. A equipe do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental está fazendo convites para palestrantes brasileiros e também de outros países com o objetivo de transformar os debates em encontros internacionais de troca de experiências.

 

No segundo semestre, os educadores repassarão os conceitos apreendidos com o projeto e replicarão nas escolas participantes e outros setores. Ao final do ano, será realizado seminário de avaliação das atividades desenvolvidas e eleição dos projetos “Destaques do Ano”.

 

A próxima capacitação do Projeto Gota d’Água será no dia 23 de março, sobre o tema “Água e Mudanças Climáticas".

 

Para mais informações: http://agua.org.br

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos