Você também pode opinar na escolha de temas para 8º Fórum Mundial da Água

17/04/2017

Até o dia 23 de abril será possível eleger os temas que poderão integrar a grade da programação do 8º Fórum Mundial da Água.  Essa é uma oportunidade para que   cidadãos do mundo inteiro, especialista no tema ou não, possam contribuir com  evento, que nesta edição acontece no Brasil  e tem como tema  “Compartilhando Água”.

 

Desde o dia 13 de fevereiro deste ano,  pessoas do mundo todo  já participam do 8º Fórum Mundial da Água votando e elegendo temas de suas preferências. Iniciativa inédita do Comitê Diretivo Internacional do evento, a plataforma “Sua Voz”  foi criada para favorecer o amplo debate sobre os temas centrais do evento e está disponível no site do evento. Para votar, basta indicar os temas de preferência oferecidos em cada uma das salas e temas transversais que permeiam todas as discussões.

 

As opções mais votadas serão levadas à 2º Reunião de Consulta às Partes Interessadas, encontro preparatório do 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Brasília, nos dias 26 e 27 de abril deste ano. O Encontro ainda recebe inscrições.

 

A ferramenta “Sua Voz”  permite que cidadãos de qualquer lugar do planeta com acesso à internet compartilhem ideias, experiências e soluções e façam sugestões que poderão ser incluídas no maior encontro mundial sobre água. Serão três rodadas de discussão. A primeira rodada -  que  começou em fevereiro termina no dia 23 deste mês -   já recebeu cerca de 10 mil visitas e mais de 360 contribuições. Outras duas rodadas estão programadas para começaram em maio e agosto. Em seguida, haverá uma votação mundial para identificar as questões mais relevantes a respeito da água.

 

Cada sala temática vai contar com três ou quatro moderadores, sendo ao menos um brasileiro. Na temática do clima serão abordadas segurança hídrica e mudanças climáticas. Quando o tema for pessoas, as discussões serão em torno de saneamento e saúde. A água no contexto do desenvolvimento sustentável estará em pauta na sala sobre desenvolvimento. No tema urbano, o tema “gestão integrada da água e dos resíduos urbanos” conduzirá os debates. Na sala sobre ecossistemas, os fios condutores serão a qualidade da água e a subsistência e biodiversidade dos ecossistemas. Também haverá uma sala dedicada a discutir mecanismos de financiamento para o setor.

 

A plataforma Sua Voz está disponível em português e inglês no site http://www.worldwaterforum8.org/#vote  e contará também com tradução para mais 90 idiomas de modo a facilitar a participação de pessoas da maioria dos países do mundo. O objetivo é fazer do 8º Fórum Mundial da Água um evento plural e democrático, em alinhamento com o tema da próxima edição: “Compartilhando Água”.

 

“Tradicionalmente o Fórum conta com a participação dos principais especialistas, gestores e organizações envolvidas com a questão da água no planeta. Com a plataforma  “Sua Voz”, o Comitê Diretivo Internacional do evento pretende trazer para o evento as contribuições de toda a sociedade, inclusive das vozes não ouvidas usualmente, já que a água está presente na vida de todos”, explicou Félix Domingues, Gerente-Geral de Articulação e Comunicação da ANA.

 

O Fórum Mundial da Água acontece a cada três anos com os objetivos de aumentar a importância da água na agenda política dos governos, promover discussões, troca de experiências e formular  propostas para os desafios relacionados aos recursos hídricos.

 

 

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos