O Brasil é maior do que o Brasil

21/04/2017

Bacias Hidrográficas brasileiras compartilhadas com   outros países fazem com que a área de influência do Brasil ultrapasse seu limite geopolítico.

 

O mapa da área de influência e alcance de bacias hidrográficas brasileiras é maior do que o mapa geopolítico do País. Isso porque águas que nascem no Brasil correm para outros países, como no caso do Rio Paraná, que nasce no Brasil e deságua no Rio da Prata, e o Amazonas, que nasce nos Andes e deságua no Oceano Atlântico.  Cerca de 60% dos mais de seis milhões de quilômetros quadrados da Bacia Amazônica, a maior do mundo, ficam em território brasileiro, enquanto suas nascentes localizam-se em vários outros países, como Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Suriname e Guiana. Rios importantes que nascem no Brasil percorrem a Bolívia, o Paraguai, o Uruguai e a Argentina. A bacia do Prata, por exemplo, é considerada tão importante na política internacional que a UNESCO a classifica como uma das sete prioridades do mundo nos Projetos “Águas para a PAZ” e “Águas para a Vida”.

 

Além disso, o Aquífero Guarani,  maior manancial  transfronteiriço de água doce subterrânea do mundo, ocupa 1,2 milhão de quilômetros quadrados, a maioria deles em território brasileiro (cerca de 60%).  No Brasil ele se estende pelos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (com 840 mil Km2). Além disso, passa pelos seguintes países: Paraguai (58.500 Km2), Argentina (255.000 Km2) e Uruguai (58.500 Km2). A população atual do domínio de ocorrência do aquífero é estimada em quinze milhões de habitantes As reservas deste Aquífero internacional são estimadas em mais de 40 mil metros cúbicos de água, quantidade superior a toda água contida nos rios e lagos de todo o planeta. 

O Brasil compartilha pelo menos quatro bacias hidrográficas com Países vizinhos.

 

 

As bacias hidrográficas compartilhadas entre dois ou mais países,  serão temas importantes  do 8º Fórum Mundial da Água que acontece em março de 2018 no Brasil, lembrando que o tema do encontro é justamente “Compartilhando Água”.

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos