Engenheiros brasileiros criam aplicativo para evitar desperdício de alimentos

29/05/2017

Uma boa parte dos alimentos comercializados em supermercados vai para o lixo depois de vencida sua validade. O novo aplicativo pretende ajudar a diminuir esse desperdício.

 

 

Pensando em  ajudar a minimizar o desperdício de alimentos, um grupo de engenheiros criou um aplicativo colaborativo que permite oferecer e comprar produtos antes que eles percam a validade.  No Brasil, os números com o desperdício com  alimentos descartados  pela data de validade vencida é imenso.

 

 No aplicativo denominado  BestB4  há uma ferramenta de busca que permite procurar um produto pelo nome e localizar ofertas em uma região definida. O preço, a quantidade e, principalmente, a data de vencimento são informados ao usuário para que ele decida se vale a pena fazer a compra.

 

Este projeto recebeu o apoio da Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e do SEBRAE  ao ser premiado durante o Campus Party   evento de inovação  que aconteceu em São Paulo no início deste ano. Em sua décima edição, o Campus Party se uniu ao Pnud  para propor um desafio a seu público: desenvolver soluções tecnológicas  para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, além de fomentar o empreendedorismo inovador.

 

O engenheiro Ítalo Alberto Nascimento Souza, de 23 anos, teve a ideia de criar este aplicativo quando fazia compras em um supermercado. Ele conta que ouviu uma conversa dos funcionários do supermercado que lamentavam não levar para casa os produtos próximos à data de vencimento, que logo seriam jogados no lixo.  O engenheiro pensou então em criar um aplicativo que ajudasse a evitar este  desperdício.  Ele então apresentou a ideia a quatro colegas da sua equipe do Big Hackathon e  juntos  desenvolveram o protótipo.  “Há um prejuízo quando um produto é jogado no lixo, pois há gastos na sua produção, na sua embalagem e no seu transporte. Falta uma comunicação entre as partes interessadas para que essa situação mude”, explicou ítalo.

 

Os criadores  do BestB4 já conseguiram a chancela do Pnud e agora buscam recursos para desenvolver a versão comercial do aplicativo.

 

Desperdício é um problema mundial

 

O desperdício de alimentos no ocidente tornou-se um assunto importante por causa de suas implicações ambientais e humanitárias. Um relatório no ano passado afirmou que até metade da comida produzida mundialmente foi desperdiçada por causa de métodos ruins na colheita, armazenamento e transporte, assim como pelo comportamento irresponsável de varejistas e consumidores.

 

O desperdício ocorre de forma diferenciada nos países ricos e nos pobres. Nos ricos, parte dos alimentos vai para o lixo antes do vencimento da data de validade, enquanto nos pobres o desperdício ocorre na fase de produção. Na América Latina, o maior índice de desperdício se dá na produção de frutas e vegetais. Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) mais de 40% das frutas e vegetais produzidos são desperdiçados durante o processo de produção, pós-colheita e embalagem.

 

Please reload

Design & Marketing

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos