Por que uma ilha perdida no Pacífico virou a “lixeira dos mares”?

09/06/2017

Desabitada e remota, a ilha Henderson tem a maior concentração de lixo plástico do mundo.

 

 A ilha fica a mais de 5 mil km da costa do Chile; remota e desabitada concentra um número recorde de resíduos plásticos. Foto: Jennifer Lavers/Universidade da Tasmânia / BBCBrasil.com

 

Por que uma pequena ilha paradisíaca remota e inabitada, localizada no Oceano Pacífico, concentra (proporcionalmente) uma das maiores quantidades de lixo do mundo? A Ilha Henderson, parte do arquipélago de Pitcairn, um território do Reino Unido, tem um número estimado de 37,3 milhões de pedaços de plástico em suas praias. Os cientistas estimam que haja uma densidade de 671 itens por metro quadrado e um total de 17 toneladas de lixo no local.

 

Apesar de inabitada e visitada apenas em períodos de 5 a 10 anos para pesquisas, ela recebe 3.570 novos pedaços de plástico todos os dias (!). Trata-se da maior densidade de plástico encontrado na face da Terra. Considerada território britânico, a ilha faz parte do arquipélago Pitcairn Islands. Para ter noção do absurdo, a concentração humana mais próxima do local fica a cinco mil quilômetros de distância. Segundo os pesquisadores Jennifer Lavers e Alexander Bond, responsáveis pelo estudo que mapeou o estado da poluição na ilha  existem 37,7 milhões de pedaços de plástico no lugar, provenientes do mundo todo – inclusive América do Sul! Jennifer ressalta: “O que acontece com a ilha Henderson mostra que nem mesmo os locais mais remotos do mundo estão escapando da poluição plástica. Até quando?”.

 

O motivo? Henderson fica no caminho de uma corrente marinha, e acaba recebendo lixo jogado de navios e vindo da costa oeste da América do Sul.  "Uma grande parte dos detritos que encontramos na ilha era o que erradamente chamamos de descartáveis", disse a bióloga Jennifer Lavers, da Universidade da Tasmânia (Austrália).

 

A crescente poluição dos mares será um dos temas tratados durante o 8º Fórum Mundial da Água, que acontece no Brasil, Brasília, em março de 2018.

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos