Participantes do 8º Fórum Mundial da Água podem ajudar na restauração ecológica do Ribeirão Pipiripau

09/03/2018

 

No momento da inscrição no 8º Fórum Mundial da Água, cada participante pode, em ato voluntário, contribuir para a recuperação de áreas de preservação permanente no Ribeirão Pipiripau, na região de Sobradinho e Planaltina, no Distrito Federal.

 

O maior evento global sobre água será realizado em Brasília de 18 a 23 de março. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site do evento.

 

As opções de doação para a ação O Cerrado do Fórum são de 5, 10, 15 ou 25 euros, ou o equivalente em reais, conforme a origem do participante. Cerca de 200 pessoas já fizeram doações. Cada 5 euros ajudam a recuperar 5 m2 de vegetação nativa do Cerrado.

 

O Cerrado do Fórum é uma ação articulada pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) e parceiros do Programa Produtor de Água com a organização do 8º Fórum Mundial da Água.

 

A ação vai envolver os participantes diretos do Fórum e produtores rurais da bacia do Ribeirão Pipiripau no objetivo comum de recuperar áreas degradadas e proteger o manancial. A restauração ecológica vai ocorrer na época mais propícia, após o início das chuvas.

 

A Rede de Sementes do Cerrado, instituição escolhida para atuar como gestora dos recursos arrecadados, vai receber as doações vinte dias úteis após o término do 8o Fórum. Em conjunto com os parceiros do Programa Produtor de Água, a Rede de Sementes vai garantir a preparação de mudas, identificação das áreas que necessitam de restauração, engajamento dos proprietários de áreas rurais na área de abrangência do ribeirão Pipiripau, e o próprio plantio.

 

Está previsto também o monitoramento e manutenção para assegurar a sobrevivência e o crescimento da vegetação na área escolhida.

 

Fazem parte da ação O Cerrado do Fórum o Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy do Brasil (TNC), Rede de Sementes do Cerrado (RSC), Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA), Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE/DF), por meio do projeto Pede Planta, e Associação Brasileira Da Infraestrutura E Indústria De Base (ABDIB).

 

Bacia do Pipiripau e Produtores de Água

 

A bacia do Ribeirão Pipiripau localiza-se no Nordeste do Distrito Federal na divisa com o município de Formosa/GO, com área total de 23.527 hectares. Nesta bacia concentram-se diversas atividades com diversos usos da água, tais como produção de frutas, grãos, carnes, lazer, proteção ambiental e captação para abastecimento humano. As áreas de agricultura somam, no total, uma área de 13.337 ha ou o equivalente a 71% da bacia.

 

O Programa Produtor de Água no Pipiripau, através da realização de ações coordenadas por seus 18 parceiros, vem colaborando para melhorar o manejo do solo e da água nessa bacia hidrográfica. O objetivo é o aumento da disponibilidade de água através da aplicação de técnicas de conservação do solo, de reposição da cobertura vegetal em Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal.

 

Programação

 

O Fórum Mundial da Água é o maior evento sobre água do planeta. Esta é a primeira vez que será realizado no Hemisfério Sul. A oitava edição será de 18 a 23 de março, em Brasília. A programação dos debates está disponível aqui.

 

Faça sua inscrição aqui e ajude a recuperar as matas do Ribeirão Pipiripau.

 

Posted on Quarta-feira, Março 7, 2018

 

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos