Sua Voz: qualidade da água tem impacto direto na saúde

09/03/2018

 

Água e saúde também são temas apontados nas discussões na plataforma sua voz o espaço online de contribuições para o 8º Fórum Mundial da Água que ficará aberto até o dia 12 de março. 

A saúde está diretamente relacionada à qualidade da água, assim como a produção de alimentos também é dependente da água saudável. Segundo a agência da ONU para a saúde, 844 milhões de pessoas ainda não possuem um serviço básico de água potável e, globalmente, pelo menos dois bilhões de pessoas usam uma fonte de água contaminada com esgoto doméstico. 

A água contaminada pode transmitir doenças como diarreia, cólera, disenteria, febre tifoide e poliomielite. A estimativa é que a água potável contaminada cause 502 mil mortes por diarreia por ano.

O terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 3) conclama as nações a assegurarem uma vida saudável e promoverem o bem-estar para todos. Entre as metas deste objetivo estão, até 2030, acabar com doenças transmitidas pela água (meta 3.3) e reduzir substancialmente o número de mortes e doenças por produtos químicos perigosos, contaminação e poluição do ar, água e do solo (meta 3.9). 

 

Sua Voz

Fazendo a relação entre disponibilidade de água potável, produção de alimentos, higiene e saúde, Adèle Irénée Grembombo postou sobre a necessidade de oferecimento de melhores condições de acesso à água com qualidade, bem como a oferta de treinamento aos produtores sobre cuidados nas práticas de cultivo. 

 

“O problema da qualidade da água é evidenciado na produção de vegetais em áreas periurbanas devido à escassez de água na estação seca nos países em desenvolvimento. Os produtores usam águas residuais de poços ou pequenos riachos para regar a produção. Os vegetais são comidos crus e esta prática é perigosa para a saúde dos consumidores,” registrou a presidente da Associação de Mulheres Centro-Africanas para o Desenvolvimento Rural (AFCIDR).

 

Diana Iskreva interagiu relatando que, recentemente, em uma região da Holanda especializada na produção de flores foi identificado que o uso intenso de pesticidas deixou os recursos hídricos perigosamente poluídos, e agora há dificuldades de se identificar fontes de água com qualidade razoável para o abastecimento. 

 

Diana é moderadora voluntária da sala Pessoas e participará da Sessão Especial do 8º Fórum Mundial da Água sobre os resultados da plataforma Sua Voz no dia 20 de março. “Meu papel tem sido o de encorajar as pessoas a participar, trocar ideias e apresentar propostas. Tem sido muito interessante debater online sobre o tema água com pessoas muito experientes, apaixonadas e motivadas, e de várias partes do mundo”, comenta.

 

Ana Paula Fioreze, superintendente adjunto de Operações e Eventos Críticos da Agência Nacional de Águas (ANA) e membro da Comissão do Processo Temático do 8º Fórum Mundial da Água, explica que as discussões no 8º Fórum Mundial da Água foram organizadas em seis temas principais - Clima, Pessoas, Desenvolvimento, Finanças, Ecossistemas e Ambientes Urbanos – e em três temas transversais - Capacidades, Governança e Compartilhamento. “A plataforma Sua Voz, que segue a mesma organização temática, é uma novidade e inovação do 8º Fórum. Essa foi uma maneira de trazer a voz do cidadão para dentro das discussões do Fórum.”

 

Para saber mais sobre o Fórum e a plataforma Sua Voz, assista a entrevista de Ana Paula Fioreze à TV NBR neste link.

 

Sessões

 

Acesso à água de qualidade e ao saneamento para promoção da saúde pública são temas de sessões do 8º Fórum Mundial da Água, com participação de palestrantes do Brasil, México, Costa Rica e África. A sessão “ODS 6 - Fonte de vida! Ajudando governos a alcançar as metas da água”, organizada pelo Processo Temático em 19 de março, por exemplo, vai enfatizar a priorização da implementação do ODS 6, mostrando os impactos diretos - prioritários e benéficos - na população, natureza e economia. 

Já a sessão “Estratégias nacionais para a promoção do tratamento e reutilização de águas residuais e seu vínculo com a gestão de recursos hídricos”, organizada pelo Processo Regional e que será realizada no dia 21 de março, vai discutir o planejamento em saneamento e a priorização dos investimentos considerando os impactos na saúde e no meio ambiente.

 

Posted on sexta-feira, Março 9, 2018

 

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos