A cerimônia de abertura marca o início das atividade na Vila Cidadã

17/03/2018

Foto: Agência Brasil

 

A cerimônia de abertura realizada na manhã deste sábado (17) representantes do Fórum e autoridades nacionais cortaram uma fita para simbolizar a abertura das atividades que serão desenvolvidas na Vila Cidadã.

 

Durante uma hora autoridades políticas e populares destacaram a importância do espaço aberto à visitação popular com a realização de atividades para todas as idades. De certo modo, todos os palestrantes enfatizaram a importância da participação da comunidade para a construção e o estabelecimento de uma agenda da água nas pautas politicas e da mídia, ainda mais neste momento, em que se aproximam as campanhas eleitorais.

 

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg ressaltou o tema do 8º Fórum Mundial da Água, lembrando “Compartilhando água, esse é o tema do fórum e nós não poderíamos começar melhor do que estamos, com a inauguração da Vila Cidadã. Pela primeira vez, temos um fórum aberto totalmente para receber crianças, jovens, brasileiros de todos os estados, estrangeiros de todas as partes do mundo para compartilhar as suas experiências com a água. E podemos avançar com a nova consciência em relação a esse bem que se confunde com a própria vida"

 

 

Professor Benedito Braga, presidente do Conselho Mundial da Água, nesta edição do fórum "O Brasil mostra que a participação do cidadão nos temas da agua é fundamental para que a agenda hídrica possa subir às mais altas lideranças políticas. É só através da mobilização dos cidadãos em torno desse tema que nós teremos a oportunidade de fazer com que a classe política tenha a noção exata da importância do tema da água".

 

Foto: Agência Brasil

Benedito Braga - presidente do Conselho Mundial da Água

Lupércio Ziroldo Antônio, presidente do comitê Fórum Cidadão, governador do Conselho Mundial da Água e presidente da REBOB destacou a importância da construção da Vila Cidadã, um espaço de integração, capacitação e qualificação para as pessoas para a cultura da água, para a efetividade das ações que fortalecem o cuidar da água. Em sua fala evidenciou “A necessidade de jovens, crianças e adultos estarem atentos para com o cuidado com este precioso liquido e que é grande a satisfação em poder ter dentro do 8o Fórum Mundial da Água, um ambiente que justamente proporciona tudo isto”.

 

Lupércio Ziroldo Antônio, presidente do comitê Fórum Cidadão, governador do Conselho Mundial da Água e presidente da REBOB

O diretor de Gestão da Agência Nacional de Águas (ANA), Ricardo Andrade, destacou que esta é a primeira vez que o fórum é realizado no Hemisfério Sul e lembrou o início do sonho em trazê-lo para Brasília, há seis anos, durante a sexta edição do evento, em Marselha na França. "Um dos grandes desafios que naquele momento nós elegemos foi o de envolver o cidadão no 8°Fórum Mundial da Água. E aqui estamos. Vamos realizar um evento para mais de 10 mil participantes. E esta é a primeira edição da Vila Cidadã, do Fórum Cidadão, para o cidadão, e teremos aqui mais de 30 mil pessoas durante toda esta semana", disse.

 

Foto: Agência Brasil

 

Ricardo Andrade - Diretor da Agência Nacional de Águas (ANA)

A Vila Cidadã  estará aberta ao público até o dia 23/03, com atividades interativas, exposições, palestras, filmes e apresentações artísticas.

 

 

Também participaram da cerimônia de abertura Tatiana Silva (Delegada da juventude do conselho Mundial da Água); Paulo Sales (ADASA) e a Primeira-Dama do Distrito Federal.

 

Foto: Agência Brasil

 

Paulo Sales - presidente da Adasa

 

Matéria produzida por Fernanda Matos

 

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos