Estande da Caesb na Vila Cidadã

19/03/2018

Foto: Fernanda Matos

O estande da Caesb na Vila Cidadã chama a atenção dos visitantes pela simpatia dos Educadores Ambientais e pela forma divertida de ensinar. Após visitar todas as atrações da Vila, algumas pessoas fizeram questão de retornar ao estande para dizer que foi o que mais gostaram. O estante dispõe de três módulos, o "Minimundo", o "Assoreamento" e o jogo "Trilha da Caesb".

 

O módulo "Minimundo" apresenta terrários, recipientes lacrados onde algumas espécies estão sobrevivendo da reciclagem dos nutrientes e da água disponível nesses microambientes, sem receber nada de fora exceto a luz solar. Com um minimundo nas mãos a criança aprende melhor sobre os ciclos da matéria e da água e aguça o sentimento de que precisa cuidar do planeta em que vive porque, tal qual as espécies do terrário, precisamos viver com a água e os recursos naturais disponíveis Terra e não podemos causar desequilíbrios para que a vida não entre em colapso.

 

O módulo "Assoreamento" possui a representação de três ambientes diferentes. No primeiro ambiente a vegetação foi mantida. No segundo, a vegetação foi retirada, mas foi mantida a matéria orgânica no solo. O terceiro ambiente representa aquele em que o solo está totalmente desprovido de vegetação e matéria orgânica. Os empregados da Caesb fazem "chover", molhando os três ambientes ao mesmo tempo. As crianças podem ver claramente que no solo desprotegido a água corre com velocidade e arrasta sedimentos. No solo com matéria orgânica a água escorre com velocidade menor e carrega poucos sedimentos. E no solo protegido com vegetação os sedimentos não são carregados. Dessa forma, as crianças visualizam que o desmatamento é prejudicial à qualidade da água, provoca o assoreamento dos rios e reservatórios, contribui para as inundações, provoca erosões e desmoronamentos e, dificulta a percolação da água no solo para reabastecer os lençóis freáticos, aquíferos e nascentes.

 

Foto: Fernanda Matos

No jogo "Trilha da Caesb" as crianças se divertem aprendendo a economizar água em casa e a utilizar a rede de esgoto de maneira correta. Os vencedores recebem como prêmio uma garrafinha de água da Caesb, mas ninguém sai de mãos vazias, os demais participantes ganham balas e canetas.

 

Além desses módulos, a Caesb ainda dispõe de um estande na feira de negócios e do "Expresso Ambiental", um ônibus estacionado na entrada da Vila Cidadã, onde são apresentados vídeos educativos e, com a utilização de uma maquete, os educadores ambientais apresentam o funcionamento das estações de tratamento de água e esgoto.

 

As atrações da Vila Cidadã estão abertas ao público de 9 às 21 horas até o dia 23 de março.​

 

Matéria produzida por Fernanda Matos

 

Please reload

Design & Marketing

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos