Fórum Cidadão traz diversos assuntos para diálogo no penúltimo dia do Fórum Mundial da Água

21/03/2018

 

Amanhã (22), as atividades acontecerão na Vila Cidadã e no Centro de Convenções

 

A Vila Cidadã, espaço gratuito do 8º Fórum Mundial da Água, receberá na Arena, a partir das 9h, a Roda de Conversa ‘Gestão Participativas das Águas – o papel dos Organismos das Águas’. A evolução da participação popular na administração e o papel dos organismos de bacias serão motes do diálogo.

 

Em seguida, às 11h, ‘Água Gestão Comunitária’ falará sobre o papel das comunidades no desenvolvimento regional, sua responsabilidade na gestão das águas e a contribuição para o pleno exercício dos direitos humanos. Ainda sobre comunidades, além de lutar para a preservação de sua cultura, as populações tradicionais são referências em como cuidar do meio ambiente. O tema será abordado às 15h, na Roda de Conversa ‘Populações tradicionais como guardiões da água’.

 

A última Roda de Conversa, ‘Água na mídia’, será realizada às 16h30. A jornalista Sônia Bridi mediará o diálogo de como as mídias podem trabalhar o tema água, seja na dramaturgia ou nos noticiários.

 

No Centro de Convenções, o Fórum Cidadão também terá sessões. A partir das 9h, a sessão ‘Mulheres: Perspectivas e desafios’ refletirá acerca do papel das mulheres como um dos grandes grupos da Agenda 21, que possuem funções distintas e complementares quanto ao uso sustentável e igualitário e à gestão dos recursos hídricos.

 

Às 11h, a sessão ‘Do Conflito à Sustentabilidade: casos que transformaram problemas socioambientais vinculados à água em exemplos de gestão ambiental’ apresentará casos de crises ambientais para identificar e construir processos sociais de situações de conflito.

 

No período da tarde, às 14h30, ‘Abastecimento público ou privado: barreiras e desafios para tornar realidade os direitos humanos à água e ao saneamento’ pretende refletir sobre como se pode garantir que os incentivos econômicos de entidades públicas ou privadas estejam alinhados com os objetivos e interesses sociais.

 

Matéria produzida por Priscila Rocha 

 

 

Please reload

Design & Marketing

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos