3ª Oficina de Trabalho Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos

05/10/2018

 

De 1º a 4 de outubro, acontece em Brasília a 3ª Oficina de Trabalho Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos. O objetivo é identificar os principais avanços e impactos dos 35 projetos de pesquisa sobre mudanças climáticas, selecionados por meio do Edital CAPES/ANA nº 19/2015 e da Chamada MCTI/CNPq/ANA nº 23/2015. O encontro é realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). 

 

Durante a 3ª Oficina, no auditório do CNPq, representantes dos projetos selecionados terão a oportunidade de apresentar os resultados finais e os avanços obtidos nos quase 3 anos de trabalho. O evento também proporciona o intercâmbio entre as instituições de pesquisa que desenvolvem os projetos sobre mudanças climáticas, além de um espaço de diálogo entre os pesquisadores e os representantes dos órgãos públicos envolvidos nas seleções. 

 

Os projetos de pesquisa selecionados abordam os impactos da mudança do clima sobre os sistemas naturais e humanos, medidas de adaptação com ênfase em recursos hídricos e usos da água, além de estoques e fluxos de carbono no solo e na vegetação do Brasil. Estes projetos de pesquisa se encerram até o fim do ano. 

 

Entre segunda e quarta-feira, os representantes dos 35 projetos terão um espaço de 20 a 40 minutos cada para apresentar os resultados das pesquisas sobre mudanças climáticas. A programação tem apresentações de pesquisadores de universidades das cinco regiões do País e de instituições nacionais, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Na manhã da próxima quinta-feira, 4 de outubro, haverá uma discussão sobre os resultados apresentados, uma avaliação do evento e o encerramento da 3ª Oficina. 

 

 

A chamada:

 

A Agência Nacional de Águas (ANA), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), no final de 2015, lançaram chamadas públicas visando a ampliação do conhecimento científico a respeito das mudanças climáticas e seus impactos sobre os recursos hídricos. Somadas as iniciativas, foram selecionados 35 projetos de pesquisa no Edital CAPES/ANA Nº 19/2015– “Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica em Mudanças Climáticas e seus Impactos sobre os Recursos Hídricos” e na Chamada MCTI/CNPq/ANA Nº 23/2015 – Pesquisa em Mudança do Clima. Estas Chamadas foram lançadas para incentivar o conhecimento sobre:
 

- Os impactos da mudança do clima sobre os sistemas naturais e humanos;

- Sobre medidas de adaptação com ênfase em recursos hídricos e usos da água;

- Sobre os estoques e fluxos de carbono no solo e na vegetação do Brasil.

 

Pela importância do acompanhamento e da avaliação individual desses projetos, ANA, CAPES, CNPq e MCTIC, propôs esta Oficina de Trabalho, com o objetivo de identificar seus principais avanços e impactos.

 

Fonte: CNPQ; ANA

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos