Convênio entre ADASA e CRPM fortalece o monitoramento dos Recursos Hídricos no DF

18/01/2019

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) – empresa pública federal com mais de 30 anos de experiência na instalação, operação e manutenção de estações hidrometeorológicas no Brasil - inicia nesta semana parceria com a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) para cuidar da rede de monitoramento de recursos hídricos do DF. O convênio foi assinado em outubro de 2018 e busca maior eficiência no acompanhamento da disponibilidade hídrica nas bacias hidrográficas da região.

 

A implantação da rede de monitoramento de águas superficiais da Adasa foi iniciada em 2009 e, na época, os métodos de monitoramento demandavam muito tempo para que pudessem ser acessados e consultados. Nos últimos anos, um acordo de cooperação assinado entre a Adasa e a Agência Nacional de Águas (ANA) promoveu a modernização de parte da rede, que passou a contar com 17 estações telemétricas, que transmitem dados em tempo real para a Agência, via satélite, alimentando diretamente o Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos do DF (SIRH), disponível no site da Adasa. É no SIRH que são acessados, por exemplo, os dados sobre o volume útil dos reservatórios do Descoberto e do Santa Maria. 

 

Atualmente, a rede hidrométrica da Adasa possui 99 pontos de monitoramento da quantidade e da qualidade da água nas bacias hidrográficas do DF. Destas, 57 estações medem a chuva e a vazão nos cursos d’água, e 42 são pontos de monitoramento dos aquíferos (água subterrânea relacionada a cisternas e poços tubulares).

 

Outras 33 estações telemétricas de acompanhamento de chuva e nível (vazão) foram adquiridas pela Adasa e serão instaladas e operadas pela CPRM no âmbito deste convênio.

Estudos hidrogeológicos

 

A expectativa é que, além da operação da rede, a parceria entre a Adasa e a CPRM possa evoluir para o desenvolvimento de estudos hidrológicos e hidrogeológicos no DF, gerando informações importantes para a melhoria da gestão dos recursos hídricos. O convênio Adasa/CPRM é de um ano, podendo ser prorrogado por até cinco anos.

 

Fonte: Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa)

Please reload

Design & Marketing

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos