Projetos para abastecimento de água terão R$ 25 bilhões em investimentos

18/01/2019

Recursos serão destinados a 114 ações do Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH)

Ministério do Desenvolvimento Regional já desenvolve iniciativas como a Integração do Rio São Francisco e o programa Água para Todos - Foto: Arquivo/Agência Brasil

Para assegurar e reforçar o abastecimento de água em todo o País, o Ministério do Desenvolvimento Regional vai investir R$ 25 bilhões em 114 projetos com o intuito de assegurar o acesso ao recurso hídrico. As obras integram o Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH).

 

Os repasses serão destinados sobretudo a obras estruturais e estratégicas. Para tanto, unidades como barragens, adutoras, canais e eixos de abastecimento serão mapeados. A ideia é produzir um diagnóstico da situação atual de abastecimento e priorizar a conclusão das obras já iniciadas.

 

Entre as ações prioritárias da pasta para garantir a segurança hídrica está a conclusão das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O Eixo Norte do projeto deve ser entregue ainda no primeiro semestre deste ano. O Eixo Leste já foi entregue e abastece mais de um milhão de pessoas na Paraíba e em Pernambuco.

 

Outra medida é utilizar tecnologia para que a água do mar seja uma opção viável para consumo. Atualmente, o ministério estuda implantar a dessalinização em cidades litorâneas para evitar que essas regiões precisem recorrer a reservatórios mais distantes.

 

O Ministério do Desenvolvimento Regional também desenvolve outros programas como o Água para Todos, o Água Doce e a Operação Carro-Pipa.

 

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional e Agência Brasil

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos