Chamada Pública 10/2018 - FAPEMIG/Fundação Renova

31/01/2019

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para monitoramento da biodiversidade de ambientes aquáticos em Minas Gerais em áreas impactadas pelo rompimento da Barragem de Fundão-Mariana, MG. 

 

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, torna pública a presente Chamada e convida entidades com finalidades científicas e atuação na área ambiental, principalmente em manejo e conservação de bacias, cadastradas junto à FAPEMIG, a apresentarem propostas para obtenção de apoio financeiro, em conformidade com o que estabelece a presente Chamada. 

 

São elegíveis para disputá-la as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação no Estado de Minas Gerais (ICTMG). Conforme o Decreto Estadual 47.442, de 04 de julho de 2018, as ICTMGs correspondem aos órgãos ou entidades da administração pública direta, indireta, ou pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, legalmente constituída sob as leis brasileiras, com sede e foro no País, que incluam em sua missão institucional, em seu objetivo social, ou estatutário a pesquisa básica, aplicada de caráter científico ou tecnológico, ou o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos executados no Estado de Minas Gerais

Prazo final para submissão de propostas: 11/02/2019

 

Objetivo geral: 

 

Selecionar e financiar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação aplicados em Minas Gerais, visando a geração de conhecimento, de processos e de tecnologias nas linhas temáticas destacadas no item 3 e que possibilitem identificação, mensuração e acompanhamento dos impactos ambientais provocados pelo rompimento da Barragem de Fundão e geração de conhecimento técnico-científico para a gestão, mitigação e reparação dos impactos ambientais.

 

Objetivos Específicos:

 

Caracterizar os danos ambientais aquáticos e ripários decorrentes do rompimento da barragem de Fundão e demonstração do seu nexo causal com ele.

 

Acompanhar a evolução dos sistemas aquáticos e ripários atingidos e não atingidos ao longo do tempo e realizar modelagem de seu desenvolvimento em função de diferentes cenários de intervenção e de não-intervenção.

 

Gerar conhecimento estratégico à orientação dos trabalhos de mitigação e de reparação dos danos decorrentes do rompimento da barragem e da boa gestão dos ecossistemas aquáticos e ripários da bacia com vistas à melhoria da qualidade ambiental, no mínimo à situação pré-rompimento, mas, idealmente, além dela.

 

Para ler o Edital acesse aqui.

 

Fonte: Fapemig

 

 

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos