Acordo de Cooperação Técnica ampliará programa Produtor de Água

01/03/2019

Representantes de diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) e de instituições privadas discutiram, na manhã desta quinta-feira (28), a minuta do Acordo de Cooperação para implementação do Programa Produtor de Água do Descoberto. O documento será oficializado durante as comemorações da Semana da Água, no final de março.

 

 

O subsecretário de Recursos Hídricos e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Jair Tánnus, representou o secretário José Sarney Filho na reunião, realizada na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília.

 

As ações do programa Produtor de Água na Bacia do Pipiripau serão estendidas para a bacia do Descoberto, responsável por 60% do abastecimento público do DF e futuro manancial para o abastecimento da cidade de Águas Lindas de Goiás. "É importante replicarmos para a bacia do Descoberto a experiência exitosa do Pipiripau, com vistas a garantir a sustentabilidade hídrica do Distrito Federal”, analisou Jair Tánnus.

 

O diretor de Gestão da ANA, Ricardo Andrade, falou sobre a disposição do atual governo no sentido de ampliar o alcance do programa e reforçou a relevância das parcerias para o desenvolvimento do Produtor de Água.

 

O programa se baseia no estabelecimento de parcerias com instituições públicas, privadas e do terceiro setor com interesse e potencial de atuação na região, apoiando projetos voltados à conservação dos recursos hídricos. “O sucesso do programa depende das parcerias, que viabilizam a execução das ações necessárias à recuperação hidroambiental da bacia”, disse Ricardo Andrade.

 

O programa Produtor de Água incentiva o produtor rural a investir em ações que ajudem a preservar a água. Criado pela ANA, o programa usa o conceito de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) para estimular os produtores a investirem no cuidado do trato com as águas, recebendo apoio técnico e financeiro para implementação de práticas conservacionistas. Além do ganho econômico da sua produção, o produtor também melhora a quantidade e a qualidade da água da região, beneficiando a todos.

 

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente (SEMA)

Please reload

Design & Marketing

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos