Google firma parceria com a ONU para disponibilizar dados sobre água globalmente

12/04/2019

A escassez de água tem sido considerada como a grande ameaça a impactar o mundo nas próximas gerações, gerando a preocupação de diversos órgãos e empresas ao redor do globo. Pensando nisso, a Google e a ONU anunciaram uma parceria entre elas e outras entidades para fornecer dados gratuitos e abertos sobre o recurso natural em todo o mundo, tendo como base o Google Earth.

 

A plataforma da ONU para ecossistemas relacionados com a água foi anunciada na semana passada na Assembleia do Meio Ambiente da ONU para fornecer “estatísticas anuais para as águas superficiais de todos os países". Ela inclui mapas interativos, gráficos e downloads completos de dados que, quando validados, destinam-se a informar as políticas e o planejamento ambiental de um país.

 

Este novo trabalho da Google tem como base alguns estudos realizados com o Centro de Pesquisa Conjunta da Comissão Europeia (JRC) em uma ferramenta chamada Global Surface Water Explorer. No entanto, o novo aplicativo é especialmente voltado para países que têm recursos de análise mais limitados.

 

A contribuição da Google é computada com o algoritmo subjacente usado para mapear a água por meio da Google Earth Engine, a plataforma de "escala planetária" da empresa para dados e análises científicas.

 

"O processo levou mais de 10 milhões de horas de tempo de computação, distribuídas em mais de 10.000 computadores em paralelo, um feito que levaria 600 anos se fosse executado em um computador desktop moderno", revela a empresa, em comunicado.

 

Segundo a Google, os países com “recursos substanciais existentes” descobriram que os últimos “resultados estão alinhados com seus métodos atuais”. Outros parceiros nesse esforço incluem a Agência Espacial Europeia (ESA), a NASA e o Grupo de Observação da Terra (GEO).

 

 

Fonte: Canaltech / 9to5Google

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos