Obra realizada pelo CBHSF garantirá o abastecimento público na tribo Pankará, em Pernambuco

19/04/2019

A tribo Pankará localiza-se na aldeia Serrote dos Campos no município de Itacuruba, em Pernambuco. A localidade da tribo está a cerca de seis quilômetros do Rio São Francisco, porém, apesar da proximidade, os habitantes da aldeia sofriam com a falta de água para as necessidades básicas.

 

Durante 12 anos, o abastecimento foi feito por caminhões-pipas, em dias alternados e em momentos incertos. Assim, para melhorar as condições de vida da tribo Pankará, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) construiu um sistema de abastecimento, que tem capacidade para operar por, no mínimo, as próximas duas décadas e irá atender a comunidade atual, estimada em pouco mais de 400 índios, mas em condições de abastecer com tranquilidade até o dobro desse número de pessoas. O sistema também conta com um ramal para agricultura, que será viabilizado em breve.

 

Confira as imagens do sistema de abastecimento e as entrevistas com Anivaldo Miranda, presidente do Comitê; Julianeli Tolentino, coordenador da CCR Submédio São Francisco; Cícera Pankará, representante povos indígenas no CBHSF; e com outros líderes da tribo Pankará.

 

Assista ao vídeo:

 

 

Para o atendimento à comunidade, o abastecimento será feito por um sistema de rodízio de seis moradores da própria aldeia, que não deixarão faltar pessoal humano na operação dos equipamentos. Com uma estrutura moderna, o maquinário é de fácil manuseio e conta com um sistema de vigilância capaz de identificar o horário de trabalho de cada um, bem como apontar a presença de possíveis visitantes indesejados.

 

A obra, orçada em aproximadamente R$ 4,5 milhões, entre todas as etapas, foi paga com recursos oriundos da cobrança pelo uso da água do Rio São Francisco.

 

 

Leia mais notícias sobre o projeto:

 

Tribo Pankará, em Pernambuco, recebe obra financiada pelo CBHSF

 

Inauguração do Sistema de Abastecimento de Água da tribo Pankará é destaque da TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo

 

 

Confira outras notícias no site do CBH São Francisco

 

 

Fonte (adaptado): 

Assessoria de Comunicação CBHSF:

TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social

Texto: Delane Barros

Fotos: Azael Gois e Almacks Luiz

 

 

 

Please reload

Design & Marketing

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos