Seas e Secretaria de Fazenda do estado firmam compromisso de investimento na Baía de Guanabara

17/05/2019

 

A Secretária de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, e o secretário de Fazenda do Estado, Luiz Cláudio Carvalho, assumiram na quinta-feira (9/5) o compromisso de investir R$ 106 milhões na Baía de Guanabara, em audiência especial no Tribunal de Justiça do Rio, no Centro da cidade.

 

O montante significa uma marca histórica para o estado: um aumento de aproximadamente 80% dos recursos destinados às obras do Programa de Saneamento dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM), comparado ao aporte realizado no ano anterior. Os recursos serão provenientes do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam).

 

As obras do PSAM são coordenadas pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade. O programa é executado por meio de um contrato de financiamento do Governo do Estado do Rio de Janeiro com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A secretaria trabalha junto ao Governo Federal para dar prosseguimento às obras e projetos.

 

Em abril deste ano, foi entregue o Trecho 1 do Tronco Coletor Cidade Nova, que redireciona cerca de 350 litros de esgoto por segundo para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Alegria, que anteriormente eram lançados no Canal do Mangue. A quantidade equivale a 12 piscinas olímpicas por dia de esgoto tratado. A rede atende 163 mil habitantes locais e beneficia seis bairros do centro da capital fluminense: Cidade Nova, Centro, Catumbi, Rio Comprido, Estácio e Santa Teresa.

 

 

INEA

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos