Espaço Cultura Codevasf apresenta a exposição “Entre Rios - Entre nós”, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

07/06/2019

A vida ribeirinha de diversas regiões hidrográficas brasileiras, em especial da Bacia do São Francisco, estará representada em cerca de 16 painéis bordados em tamanhos que variam entre um e seis metros, do grupo Matizes Dumont. A exposição de bordados “Entre Rios - Entre nós” estará no Espaço Cultura Codevasf, de 04 a 07 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06). 

 

A mostra tem como objetivo contribuir para ampliar a discussão sobre a proteção de cursos d´água e nascentes, além de divulgar a cultura brasileira por meio do diálogo bordado entre águas e seres. O conjunto de bordados da exposição é um registro poético-visual que simboliza a luta pelos valores humanos, sociais e ambientais e cumpre a função da arte de educar e mobilizar o visitante para mergulhar nas águas da sensibilidade e da convivência harmoniosa com a natureza. 

 

De acordo com Marilu, do Grupo Matizes Dumont, a exposição percorre os caminhos da memória e da revitalização de saberes; fortalece a cultura e o patrimônio imaterial brasileiro, a biodiversidade e contribui para ampliar a discussão em torno da água e da busca da paz. 

 

 

Sobre o Grupo Matizes Dumont 

 

O bordado é uma expressão sensível e afetiva e está ligado à tradição e à cultura popular do nosso país. O Grupo Matizes Dumont, constituído por três gerações de bordadeiras de uma família mineira de Pirapora (MG), há aproximadamente trinta anos, borda o Brasil, sua gente, suas cores. Usam o bordado espontâneo como linguagem artística nas Artes Visuais e ilustração de livros. Já fizeram exposições no Brasil e no exterior e ilustraram mais de uma dezena de livros de autores brasileiros. 

 

O grupo utiliza o bordado também como instrumento de transformação social e cultural. Desde 1999, desenvolve processos de educação socioambiental ao promover oficinas de bordado em diversas comunidades das bacias fluviais brasileiras para criar um processo de consciência ecológica e educação ambiental por meio da arte de bordar e de viver. Dessa rede, já participaram cerca de 25.000 pessoas, dentre as quais, em torno de 4.500 bordaram as águas do seu rio interno. 

 

A exposição apresenta duas partes: “Painel Caminho das Águas” – projeto iniciado em 1999 em comunidades residentes na calha do rio São Francisco que continua sendo bordado por pessoas que se movimentam para proteger as águas – e “Painéis do Projeto Entre Rios” – painéis bordados por participantes em comunidades ribeirinhas. O Projeto Entre Rios é uma ação de educação ambiental coordenada pela Ñanduti Planejamento Projetos em parceria com o Grupo Matizes Dumont, promovida pela Interligação Elétrica do Madeira. 

Codevasf

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos