Simpósio de Recursos Hídricos acontece dia 8 em Campos dos Goytacazes

02/08/2019

 

 

O III Simpósio de Recursos Hídricos do Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana terá como tema “O problema da salinização na foz do Rio Paraíba do Sul e na baixada campista”. Especialistas ligados ao setor de recursos hídricos foram convidados para apresentarem suas opiniões sobre o assunto e interagir com o público que poderá participar fazendo perguntas. O evento é gratuito e realizado no próximo dia 8 no Auditório I do Prédio P5 da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), das 9h às 17h, em Campos dos Goytacazes.

 

Segundo o diretor presidente do Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, João Gomes de Siqueira, “a alta salinidade na foz do Rio Paraíba do Sul e na baixada campista é problema envolve toda a sociedade – pescadores, produtores rurais, poder público, comunidades que fazem sua captação direta da água. Com base na seriedade do assunto, convidamos especialistas que tratarão sobre este tema com mais profundidade, trazendo mais informações e apontarão possíveis soluções”.

 

Entre os convidados para ministrar as palestras estão profissionais da Superintendência Regional do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Instituto Federal Fluminense, Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE), Instituto COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da organização, basta acessar o site https://www.even3.com.br/iiisimposiocbhbpsi/.

 

O Simpósio de Recursos Hídricos teve sua primeira edição no ano passado e acontece duas vezes ao ano, uma no norte do Estado do Rio de Janeiro e outro no noroeste. A última edição ocorreu em novembro do ano passado no município de Bom Jesus do Itabapoana tendo como eixo principal das discussões a Bacia do Rio Itabapoana.

III Simpósio de Recursos Hídricos – PROGRAMAÇÃO:

Manhã


9h – ABERTURA
9h20 - Apresentação de informações sobre a intrusão salina na Foz do Rio Paraíba do Sul em São João da Barra, com o professor Marcos Antônio Pedlowski da Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF.
9h40 – “Problemas enfrentados para captação e tratamento de água para abastecimento do Município de São João da Barra”, com Ranieri Felisberto (CEDAE).
10h - Apresentação de dados de monitoramento da intrusão salina na Foz do Rio Paraíba do Sul, com o professor Thiago Moreira de Rezende Araújo do Instituto Federal Fluminense – IFF de Campos dos Goytacazes.
10h20 - Intervalo
10h30 - Apresentação de dados de monitoramento da salinidade na baixada campista, com René Justen, Superintendente do SUPBAP – INEA.
11h – “Operação dos reservatórios que influenciam a região do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana”, com Paulo Diniz (ONS – Operadora Nacional do Sistema / Grupo de trabalho de acompanhamento das operações hidráulicas - GTAOH / CEIVAP).
11h30 – Debate
12h30 – Almoço


Tarde

13h45 - Apresentação sobre pequenos dessalinizadores, com os professores Antônio J. Silva Neto e Leandro Ratamero da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ.
14h – “Soluções para dessalinização”, com Dilson Maia Filho da Empresa PAM Membranas Seletivas.
14h15 - “Tecnologias de membranas para dessalinização”, com o professor Cláudio Habert - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ.
14h30 – “Apresentação dos avanços e os pontos importantes no monitoramento da qualidade e quantidade de água que chega ao Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana”, com a Equipe da Sala de Monitoramento - Comitê de Bacia do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (CBH BPSI).
15h20 - Debate e Demonstração de Trabalhos Acadêmicos
16h20 - Coffee break de encerramento



Outras informações:
Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana
Tel.: (22) 2725 9023 / E-mail: cbhbaixops@agevap.org.br

Please reload

Design & Marketing

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos