Inscrições abertas para oficinas do XXI ENCOB

09/08/2019

 

Atividades fazem parte do XXI Encontro Nacional de Comitês de Bacia. O evento acontecerá entre os dias 21 e 25 de Outubro, na cidade de Foz do Iguaçú. 

 

O objetivo principal do evento é reunir em um só lugar, o segmento voltado à gestão integrada e participativa e ao intercâmbio de vivências e experiências no processo de descentralização das ações de gestão dos recursos hídricos do Brasil.


O ENCOB é uma das ações do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas para estimular o diálogo e a troca de experiências entre membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas, além de membros dos Conselhos Nacional e Estaduais de Recursos Hídricos,Técnicos dos Órgãos Gestores, Secretarias Municipais e Estaduais de Recursos Hídricos e Meio Ambiente e áreas afins, Academia e Profissionais da área de recursos hídricos e meio ambiente.

 

Durante os cinco dias do evento a programação incluirá diferentes atividades, entre elas palestras, mesas redondas, debates, apresentações de casos e oficinas. A seguir, uma breve apresentação de duas, das cinco oficinas que serão realizadas no dia 21, de 09 às 17 horas.

 


A Oficina "Diálogo ProfÁgua-Comitês: em busca dos grandes temas para a gestão das águas no Brasil" será promovida pelo Prof. Dr. Jefferson Nascimento de Oliveira, Coordenador Geral do ProfÁgua. 

 

Buscará discutir e identificar demandas de temas que possam ser pesquisados no ProfÁgua, além de apresentar e divulgar os trabalhos já realizados pelo discentes do Programa, que participam de comitês de Bacias.

 

O ProfÁgua é um Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos, sticto sensu e gratuito, financiando pela Agência Nacional de Águas - ANA e apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que visa capacitar representantes dos diversos setores que atuam no Sistema de Gestão de Recursos Hídricos, gerando conhecimento, inovações e melhorias técnico-científicas.​

 

A Oficina "Aplicação dos Indicadores de Governança das Águas" será promovida pelo Secretário Executivo do Observatório da Governança das Águas (OGA Brasil), Angelo Lima

 

O objetivo é apresentar a proposta para que os comitês de bacias hidrográficas incorporem o monitoramento da governança das águas por meio dos indicadores em seus planos de trabalhos.​​​

 

O OGA Brasil construiu de forma colaborativo os Indicadores de Governança das Águas que estão relacionados com as 5 dimensões da Governança debatidas durante o processo de construção dos indicadores: Ambiente Institucional; Implementação dos Instrumentos de Gestão; Integração da Gestão de Recursos Hídricos com a Gestão Ambiental; Integração da gestão dos recursos hídricos com as políticas setoriais; Funcionamento dos Comitês de Bacias Hidrográficas e os Órgãos Gestores de Recursos Hídricos. Os indicadores estão em fase de finalização para serem publicados e a proposta é que os entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos incorporem nos seus planos de trabalhos a adoção dos indicadores para monitorar a governança das águas.

 

Pré requisito para participação desta atividade: Levar computador para os trabalhos em grupos. Para acessa programação da oficina: acesse aqui.

 

 

Todas as atividades são gratuitas e haverá emissão de certificado. Para se inscrever no ENCOB, nas oficinas e saber mais detalhes sobre o evento o site: https://www.encob.org/encob2019

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos