Rede de Embaixadoras da Água – em expansão para o mundo

PROJETO: “PLANTE ÁGUA”

ACADEMIA DE FORMAÇÃO DE EMBAIXADORAS DA ÁGUA

Organizações proponentes: BPW Porto Alegre, Brasil e América Latina BPW International e BPW Brasil; Women for Water Partnership (WfWP)

 

A International Federation of Business and Professional Women (BPW International) foi fundada em Genebra, na Holanda, em 1930. Atualmente, a BPW existe em mais de 100 países, mais de 40 mil mulheres credenciadas. Possui a missão de fomentar, coordenar e orientar o processo de crescimento das mulheres.  O objetivo é capacitar mulheres para inserção no mercado de trabalho e exercício pleno de sua cidadania.

 

A Women for Water Partnership (WfWP) foi fundada em 2004 na Holanda. Congrega 27 Organizações de Mulheres, incluindo a BPW International, unindo mulheres-líderes em 134 países. O objetivo é a inclusão das Mulheres no processo de decisão sobre água saneamento na esfera governamental, assegurando que suas vozes sejam ouvidas.

 

Histórico 

 

A partir de nossas experiências com parceiros, programa “Plant for the Planet” da United Nations, capacitamos 258 jovens “Embaixadores da Justiça Ambiental” em 5 cidades do RS. Pôde-se verificar que estratégias locais apresentam grande impacto positivo na conscientização ecológica da sociedade brasileira-latino-americana. 

 

CRIAMOS O PROJETO “PLANTE ÁGUA” 

 

O comitê do Meio Ambiente da BPW e parceiros criou o projeto “PLANTE ÁGUA “Academia Formação de Embaixadoras da Água”.

 

Em 2017 Porto Alegre implantamos a academia piloto.

 

Houve demanda por mais edições da Academia e desde essa primeira edição, já foram realizadas cinco oficinas, tendo-se a adesão de 158 mulheres. 

 

Por iniciativa da  (BPW International) em parceria com Women (WfWP), em março de 2018, por ocasião do 8º Fórum Mundial da Água em Brasília, foi realizada o Fórum Cidadão. A experiência motivacional consolidou-se exitosa, por ocasião das reedições posteriores da Academia, já vem sendo realizada no Brasil, e será replicada na América Latina.

A repercussão resultou na formação da rede de “Embaixadoras da Água” WhatsApp on-line, aproximando em tempo real todas as mulheres envolvidas no projeto bem como medidas práticas de atuação no cotidiano do comércio/indústria e lares brasileiros.

 

A academia tem o firme propósito de formar e capacitar mulheres Embaixadoras da Água, atuantes em ações cidadãs, visando resultados imediatos para o consumo sustentável de água, para a proteção das matas ciliares dos rios, lagos e outros corpos d’água. 

 

Nossas ações como embaixadoras tem como objetivo sensibilizar e de “agir”, em prol da sustentabilidade, em todos as dimensões: econômica, ambiental, saúde, educação, artística, política.

 

Nosso foco é a conscientização ecológica de mulheres, crianças e jovens quanto aos cuidados e responsabilidades para com a água e a proteção ambiental.

Percebendo-se a necessidade de ações de consolidação da rede de Embaixadoras, uma nova etapa está sendo projetada por um grupo de Embaixadoras, dentre elas a sua idealizadora, Coordenadora do Meio Ambiente BPW Brasil e América Latina Yara Blochtein, a Prof.ª da UFSM e ex-presidente da ABRHidro Jussara Cruz e a Prof.ª da UFMS e vice-presidente da ABRHidro Synara Broch. Essa etapa se constituirá em três principais linhas de ação:

 

E AGORA EMBAIXADORAS?

O Que Fazer? Quais Ações? Como Fazer? O Que Precisa Fazer?

Essa etapa se constituirá em três principais linhas de ação:

 

O primeiro passo é a capacitação em uma edição de Academia da Água. Como embaixadora, é preciso realizar ações concretas, para avançar etapas, e assim permanecer embaixadora.

1) consolidar um programa continuado de formação por meio de oficinas, bem como utilização da web para palestras e discussões on-line (webinar e/ou youtube live;) de incentivo a ações programa motivacional para multiplicação e disseminação de ações que norteiam a proteção aos cuidados dos recursos hídricos.

Manter o foco no projeto para gerar atividade motivacional em suas próprias comunidades, através do engajamento e adesão aos programas de incentivo para mobilizar a população.

 

2) programa de mobilização e incentivo à ao fortalecimento da importância da atuação das Embaixadoras da Água para a propagação de ações sustentáveis.

 

3) preparação de material orientativo para capacitação de mulheres multiplicadoras.

II Etapa, um novo passo a ser dado: consolidação da rede de “Embaixadoras da Água” e a expansão de ações para a sustentabilidade para todo Brasil e América Latina.

Se faz necessário mobilizar as Embaixadoras para que possam cumprir a missão com suas próprias vocações e especificidades profissionais.

É fundamental a criação de instrumentos de controle para quantificação de resultados alcançados, ferramenta que dará continuidade ao processo de fortalecimento de ações futuras.

 

 

Rede de educação continuada

 

 

Promover um programa de gamificação, trazendo de forma lúdica, engajamento e comprometimento das equipes, através de treinamentos de atividades sustentáveis. Mérito a dimensionar conforme adesão e recursos. Embaixadora categoria “ex fonte, riacho, rios...”

 

Cumpre etapa de reciclagem nível e tem como compromisso apresentar e sugerir ações pela água. A etapa formação continuada - visa mobilizar as Embaixadoras para a ação e abrir um leque de possiblidades de ideias. Deve apresentar os resultados das ações realizadas. À medida que as embaixadoras vão aumentando as realizações, vão subindo de nível e titularidade. 

 

Dia 13-09-2019 IX Congresso Regional da América Latina Quito Equador O projeto foi apresentado pela idealizadora da formação de Embaixadoras da Água, Yara Blochtein, no IX BPW Congress Regional Latin América Quito 13 x 15 setembro de 2019. Na ocasião, a Presidente da BPW Internacional Amany Asfour, após assistir a apresentação de Yara, a convidou para implantar o projeto a nível mundial nos mais de 100 países integrantes da organização.  Essa iniciativa, rendeu a nossa representante Brasileira o prêmio Esforço Individual. 

 

 

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos