Lançada a Plataforma Água das Américas

28/11/2019

 

O maior fórum da comunidade nacional da água serviu para alavancar o nascimento de uma nova rede, a Plataforma Água das Américas. O lançamento oficial aconteceu durante o Summit Gestão de Águas nas Américas, realizado no XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e promovido pela ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos em Foz do Iguaçu.

 

 

Representantes de cerca de 20 países participaram das discussões dentro do Simpósio para embasar a criação desta rede, que será  independente de governos e instituições. “A ideia é mobilizarmos instituições, países e profissionais para compartilhar boas práticas e políticas em torno da água”, anunciou o diretor da Agência Nacional de Águas, governador honorário do Conselho Mundial da Água e coordenador na Seção Brasil, Ricardo Andrade. 

 

A ABRHidro integra a Seção Brasil junto com cerca de 70 instituições brasileiras. “O fato de a entidade ter apoiado o lançamento em seu simpósio técnico-científico nacional ofereceu grande visibilidade a essa proposta”, reconheceu Andrade.  

 

As bases da plataforma são resultado da mobilização das Américas durante o 8º Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília em 2018. Na oportunidade, identificou-se que dos mais de 10 mil participantes que discutiram o uso racional, conservação, planejamento e gestão da água no planeta, mais de 1 mil participantes vieram de 35 países das Américas, e se somados aos brasileiros, foram acima de 7 mil participantes. Por isso, pensou-se em criar um organismo com voz própria no continente americano. 

 

Os próximos passos compreendem a sua formalização, com a sua instalação prevista para acontecer até março 2020, e a preparação das delegações das Américas ao 9º Fórum Mundial da Água, que acontecerá no Senegal, na África, em 2021.

 

Crédito: Jean Pavão

 

 

Esteve presente no SUMMIT AGUAS DAS AMÉRICAS, Lupercio Ziroldo Antonio, Presidente da REBOB e Governador Honorário do Conselho Mundial da Água, que destacou a forte contribuição que as empresas publicas e privadas, universidade, entidades, brasileiras e do território das Américas, darão aos processos de efetiva gestão das águas a partir da implementação desta Plataforma.


Também presente no SUMMIT, Luiz Ricardo Santoro, Secretário Executivo da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, destacou a importância do compartilhamento de informações e integração de políticas públicas que serão objetivos da Plataforma ÁGUAS DAS AMÉRICAS, para todos os países das Américas.

 

 

 

 

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos