A água no desenvolvimento sustentável

 

 

O nosso planeta tem grande quantidade de agua, todos sabem, apenas 3% é doce e disponível para o consumo humano, isso e preocupante, visto que é um recurso de essencial para manutenção da nossa vida e para o desenvolvimento sustentável.

 

Além disso a demanda da agua aumenta cada dia, como a poluição das reservas de agua doce. Para muitos Países a escassez de agua é um problema grave. Por isso, políticas públicas são necessárias para manutenção da sua qualidade e preservação.

 

Em 1992, a organização das nações unidades (ONU) criou o dia mundial da agua, comemorando em 22 de março. A instituição também divulgou alguns anos depois, os objetivos de desenvolvimento e gestão da agua sustentável, entre eles, assegurar a disponibilidade e gestão da agua e saneamento básico para todos.

 

Segundo a ONU, cerca de 5 bilhões de pessoas podem sofrer com a falta de água em 2050. Um dos principais motivos disso é a má administração dos recursos hídricos, aliado ao crescimento populacional e às mudanças climáticas enfrentadas pelo planeta.

 

A falta de saneamento básico é resultado da carência de investimentos no setor. No Brasil, 35 milhões de pessoas não têm acesso à água potável e menos da metade do esgoto gerado é tratado. O lançamento desse esgoto sem tratamento no meio ambiente polui os mananciais e tem grande impacto na vida aquática.

 

Além disso, a despoluição de um rio tem um custo muito alto e só é possível se os lançamentos de esgoto doméstico e efluentes industriais forem tratados antes de serem lançados nos rios. Ou seja, a despoluição dos rios depende de investimentos em saneamento. O desmatamento florestal e as construções próximas às nascentes de rios também contribuem para a degradação desse recurso. Portanto, os desafios para o acesso universal à água são complexos e envolvem mudança de hábitos e nas políticas públicas.

 

Esses são os desafios para o acesso a agua no futuro

 

E como utilizar os recursos hídricos de forma sustentável?

Podemos assegurar que tenhamos agua para futuras gerações. O governo deve assegurar a manutenção e ampliação do acesso a agua assim como da coleta e do tratamento de esgoto. Além disso, é preciso incentivar ações para preservação ambiental, reflorestamento em áreas de nascentes, zoneamento urbano, uso de práticas sustentáveis na agricultura e redução de emissão de gases do efeito estufa. O uso excessivo do recurso na agricultura contribui fortemente para escassez de agua.

 

Segundo a organização das nações para alimentação e agricultura (FAQ), a agricultura e a pecuária são as atividades que mais consome agua no mundo, cerca de 70% do consumo mundial. Mais o consumo consciente e dever todos, e cada pessoa pode contribuir para preservação desse recurso, utilizando-o com responsabilidade.

 

Lembrando que vivemos todos em um único planeta e preservá-lo é sinônimo de vida e bem para todos os seres vivos.

 

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos