CEDAE está implantando na Baixada Fluminense/RJ o maior projeto de abastecimento de água de todo o Brasil

13/03/2020

Com um investimento de R$ 3,4 bilhões, mais de 3 milhões de pessoas serão beneficiadas em oito municípios da região.

 

Sistema Novo Guandu

 

Com o objetivo de  aumentar a capacidade e reorganizar o abastecimento de água da Baixada Fluminense, a CEDAE estruturou uma operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal no valor de R$ 3,4 bilhões. Atualmente é o maior projeto de saneamento em implantação no Brasil. Estes recursos  estão sendo investidos na ampliação e modernização dos sistemas de produção, adução, reservação e distribuição de água dos municípios da região. Também será construído um  complexo de produção, incluindo uma nova Estação de Tratamento de Água – ETA Novo Guandu, com uma vazão de 12 mil litros por segundo. O conjunto de novas obras vai  solucionar os problemas de abastecimento de água da Baixada  Fluminense com o aumento da capacidade de armazenamento para 200 milhões de litros de água,  a construção de 1.500 km de troncos e redes de distribuição e mais de 300.000 ligações prediais. Serão beneficiadas mais de 3 milhões de pessoas nos municípios de Queimados, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Belford Roxo, Duque de Caxias e Japeri.

Dados do Programa

 

3 Milhões de Pessoas Beneficiadas

ETA Novo Guandu: Vazão de 12 mil litros/segundo

Aumento da capacidade de amarzenamento para 200 milhões de litros de água

109 Km de Adução

1500 Km de troncos e redes de distribuição

Obras Inauguradas

 

Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Queimados, RJ – Reservatório de Queimados I
 

Queimados I tem 1 km de assentamento de adutora e 21 km de troncos e redes, já Camburi tem mais de 2 km de assentamento de adutora e 8 km de troncos distribuidores. Juntos os dois reservatórios tem mais de 7,5 milhões de litros de capacidade e beneficiam mais de 104.000 pessoas.

 

Complementação da Duplicação da  Adutora da Baixada, Queimados – Booster de Austin
 

Booster com três milhões de litros por hora, mais de 5 km de assentamento de adutora, mais de dois milhões de pessoas beneficiadas e mais de 32 milhões de reais investidos.

 

Sistema de Abastecimento de Água de Cabuçu Baixo, Nova Iguaçu – Reservatório de Cabuçu Baixo
 

A capacidade do reservatório é de mais de cinco milhões de litros. Mais de 50 mil pessoas beneficiadas, mais de 37 milhões de reais investidos e mais de 3.000 postos de trabalho criados durante a obra.

 

Implantação do Sistema de Abastecimento de Água de Cabuçu Alto, em Nova Iguaçu – Reservatório de Cabuçu Alto
 

Mais de cinco milhões de litros de capacidade, mais de 30 km de assentamento de adutora, troncos de redes, mais de 42 mil pessoas beneficiadas e mais de 54 milhões de reais investidos.

 

Fonte: CEDAE.

Please reload

Design & Marketing

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos