Prazo para submissão de trabalhos ao XIV ENES encerra no hoje!

22/05/2020

 

Termina nesta semana, no dia 22 de maio, o prazo para submissão de trabalhos técnicos ao XIV Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos (ENES), que será realizado de 09 a 13 de novembro, em Campinas – São Paulo. Promovido a cada biênio pela Comissão de Engenharia de Sedimentos da Associação Brasileira de Recursos Hídricos, o encontro de 2020 está sendo organizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH-UFRGS) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

O ENES traz como tema principal o “Transporte de Sedimentos: da Bacia Hidrográfica até a Foz”, destacando a importância do desenvolvimento sustentável. O evento permitirá a troca de conhecimentos, estudos e pesquisas sobre assuntos estratégicos, como a erosão do solo, o fluxo e a deposição de sedimentos em rios, reservatórios, deltas e estuários, assim como o seu impacto na qualidade da água. Os temas afetam diversas atividades essenciais ao desenvolvimento do País: abastecimento de água, agricultura, geração de energia hidrelétrica, navegação e turismo, entre outras. O estudo dos sedimentos também se destaca como uma significativa ferramenta de análise ambiental.

 

Cada inscrição ao XIV ENES permite a apresentação de até dois trabalhos e os autores serão comunicados do resultado da submissão no dia 5 de julho. Cristiano Poleto (IPH-UFRGS), integrante da Comissão Organizadora do evento, faz um convite especial em vídeo (Convite ENES)para a comunidade brasileira da água participar do evento. “Esse ano, com tantas dificuldades, é ainda mais importante a participação de todos para manter as atividades da nossa área, seja em publicações, troca de informações ou na realização de pesquisas,” destaca Poleto.

 

Saiba mais sobre o XIV Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos e faça a submissão online de seus trabalhos aqui: www.abrhidro.org.br/xivenes   

 

XIV ENES – TEMÁTICAS

 

Modelagem hidrossedimentológica

 

Mudanças climáticas e os processos de erosão

 

Qualidade da água e geoquímica de sedimentos

 

Riscos e desastres relacionados aos sedimentos

 

Impacto dos sedimentos no meio urbano

 

Assoreamento e controle de sedimentos em rios e reservatórios

 

Processos hidrossedimentológicos e morfológicos fluviais e costeiros

 

Transporte de sedimentos

 

Medição de descarga sólida: técnicas e tecnologias

 

Sensoriamento remoto e erosão

 

Agricultura, erosão e desenvolvimento sustentável

 

 

Fonte: ABRhidro

Please reload

Design & Marketing

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos