Está no ar novo Podcast Água sobre o Prêmio ANA 2020

29/05/2020

 

A Agência Nacional de Águas (ANA) produziu mais um episódio do Podcast Água para quem gosta de escutar esse tipo de mídia. Desta vez o tema em debate é o Prêmio ANA 2020, premiação que reconhece boas práticas no uso da água no Brasil e que está com inscrições abertas até 31 de julho. O diretor da ANA e presidente da Comissão Julgadora, Oscar Cordeiro Netto, e o coordenador de Relações Institucionais da Agência, Daniel Cardim, conversam sobre o concurso mais tradicional sobre água do Brasil. A mediação fica por conta da assessora de Comunicação Social da ANA, Flávia Pierry. Ouça aqui o Podcast Água #4.

 

Segundo o diretor da ANA, a premiação é uma referência entre os diversos atores que atuam na gestão de recursos hídricos no Brasil e busca amplificar boas práticas no uso da água. “Essas diferentes modalidades que você citou, essas oito [categorias em disputa], permitem que toda uma gama de experiências, um grupo importante de iniciativas, possa ser submetida ao Prêmio ANA. E sempre a gente busca as melhores práticas, os melhores exemplos, para que a gente possa difundir essa prática, esse exemplo, para a gestão sustentável de recursos hídricos”, conclui Netto.

 

O coordenador de Relações Institucionais da ANA definiu o papel da premiação em prol das águas brasileiras. “Eu entendo o Prêmio como uma forma de estimular as boas práticas do setor. Não é simplesmente um momento de celebração, mas é a ANA fazendo seu trabalho finalístico, digamos assim. É um momento da gente estimular de uma forma bem positiva para a sociedade quais são as melhores práticas, quais são os melhores caminhos para as águas do Brasil”, afirma Cardim.

 

As inscrições para a premiação podem ser realizadas gratuitamente pelo hotsite www.ana.gov.br/premio. Os vencedores das oito categorias em disputa ganharão o Troféu Prêmio ANA. Uma novidade dessa edição histórica de 20 anos da Agência Nacional de Águas é que os três finalistas de cada categoria poderão utilizar em seus materiais de divulgação o “Selo Prêmio ANA: Finalista” ou o “Selo Prêmio ANA: Vencedor”, conforme o resultado final do concurso.

 

A premiação é realizada pela Agência Nacional de Águas para reconhecer trabalhos que contribuem para a segurança hídrica, gestão e uso sustentável das águas para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Segundo o regulamento do Prêmio ANA 2020, as oito categorias em disputa são: Governo; Empresas de Micro ou de Pequeno Porte; Empresas de Médio ou de Grande Porte; Educação; Pesquisa e Inovação Tecnológica; Organizações Civis; Comunicação; e Entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). 

 

Dentre as categorias, o Prêmio ANA 2020 teve algumas mudanças em relação à última edição, realizada em 2017. As três categorias segmentadas de imprensa (Impressos e Sites, Rádio e TV) foram agrupadas em Comunicação, que tem um formulário de inscrição específico. Além disso, os conteúdos e materiais jornalísticos precisam ter sido veiculados a partir de 1º de julho de 2017. 

 

Já a categoria Ensino foi substituída por Educação, que agora aceita projetos e iniciativas de entidades de ensino não formal, como museus, centros culturais, de ciências, de educação ambiental, bibliotecas, jardins botânicos, zoológicos e planetários. Além disso, continuam podendo participar estudantes e profissionais de instituições de ensino médio e fundamental. 

 

Outra novidade foi a inclusão da categoria Entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, acrescentada para valorizar as ações de órgãos gestores de recursos hídricos, conselhos de recursos hídricos, comitês de bacias hidrográficas, agências de água e entidades delegatárias das funções de agências de água.  

Cronograma

 

  • Inscrições: até 31 de julho de 2020;

  • Divulgação dos finalistas: 10 de novembro de 2020; e

  • Anúncio dos vencedores: previsto para o início de dezembro de 2020.

O Prêmio ANA 

 

Criado há 14 anos pela Agência Nacional de Águas para reconhecer as melhores práticas e iniciativas voltadas ao cuidado das águas do Brasil, o Prêmio ANA é a mais tradicional premiação do setor de águas do Brasil e já contabilizou mais de 2,2 mil trabalhos inscritos. Já foram premiados 40 projetos, de todas as regiões do Brasil, que se destacaram pela sua contribuição ao desenvolvimento do País por meio do bom uso da água. Conheça todos os vencedores e finalistas da premiação no Banco de Projetos.

 

 

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)

Agência Nacional de Águas (ANA)

(61) 2109-5495/5103/5129

Please reload

Design & Marketing

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos