Análise da Viabilidade de Implantação de um Sistema de Captação de Água de Chuva para Lavagem de Aeronaves e Reuso de Efluentes

12/06/2020

Autora: Janaina Andréa da Silva.

 

 

Resumo

 

O objetivo deste trabalho foi analisar a viabilidade de implantação de um sistema de captação de água de chuva para abastecer o processo de lavagem de aeronaves na EMBRAER, e este estudo pode ser estendido para aplicação aos centros de manutenção de companhias aéreas nacionais e aeroportos. O trabalho consiste em um estudo de caso. Em sua realização foram analisadas as condições locais para implantar o sistema de coleta de água de chuva, a quantidade de recurso pluvial disponível na região de São José dos Campos, a necessidade de armazenagem de água para suprir períodos de estiagem, a qualidade necessária da água para atender a esta finalidade, e as aplicações para o reuso do efluente da lavagem de aeronaves. Os resultados mostraram que o volume de água de chuva disponível na região é suficiente para abastecer o processo de lavagem das aeronaves e que a água tem qualidade suficiente para esta aplicação. O trabalho mostra ainda que com a reutilização do efluente gerado na lavagem de aeronaves torna a implantação do projeto viável e que além do retorno financeiro, a proposta traz benefício ambiental, preservando o recurso hídrico de boa qualidade.

 

 

Introdução

 

Este capítulo apresenta o tema de trabalho da dissertação quanto o seu objetivo, a justificativa e a motivação. Também foi desenvolvido neste capítulo, a contextualização e a revisão bibliográfica que embasa o estudo.

 

 

Clique aqui e leia na íntegra.

 

 

Fonte: Portal Tratamento de Água

Please reload

Design & Marketing

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos