Oceano Sustentável

12/06/2020

 

No dia 8 de junho comemoramos o Dia Mundial dos Oceanos, e o tema deste ano realça a inovação e a sustentabilidade, duas ações que se colocadas em prática contribuem e muito para a conservação dos oceanos. 

 

A data foi criada na reunião das Nações Unidas na RIO92 e o objetivo foi ter um dia para a conscientização e mobilização das pessoas em prol da conservação dos oceanos. Assim, novas tecnologias, metodologias, ideias e projetos que visem a relação sustentável com os recursos e vida marinha são extremamente imprescindíveis.

 

 

 

OCEANOS EM NOSSAS VIDAS
 

Não podemos esquecer dos inúmeros benefícios dos oceanos para vidas humanas, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima que a pesca e a aquicultura juntas asseguram a subsistência de 10 a 12% da população mundial, e que quase 200 milhões de pessoas dependem dos recifes de corais para protegê-las de tempestades e ondas. Os oceanos absorvem gás carbônico e ajudam a minimizar o aquecimento global. 

 

 

 

O Instituto Água Sustentável que tem como principal objetivo o uso sustentável da água, seja esta água doce ou salgada, apresenta uma série de curiosidades para lembrar a todos da importância deste recurso! 

 

VOCÊ SABIA? 
 

1. A área dos oceanos equivale a cerca de 70% da superfície da Terra.

 

2. A maior parte do oxigénio da Terra é produzido não pelas árvores, mas pelas algas marinhas.

 

3. A maior cadeia de montanhas do mundo fica no oceano Atlântico! Trata-se da ‘dorsal mesoatlântica’ ou ‘crista oceânica do Atlântico’.

 

4. Foi descoberto no Oceano Pacífico um amontoado de lixo que já é maior do que todo o território francês! Um estudo da Ellen MacArthur Foundation prevê que em 2050 a quantidade de plástico nos oceanos seja maior do que a quantidade de peixe se não forem tomadas medidas urgentes.

 

 

5. Os peixes de profundidade média do Oceano Pacífico Norte ingerem, anualmente, entre 12 mil a 24 mil toneladas de plástico – o que equivale a 480 milhões de garrafas de plástico de dois litros ou ao peso de 132 baleias azuis!

 

6. 95% do vasto reino subaquático permanece não mapeado, não observado e inexplorado.

 

 

7. Historicamente, existem quatro oceanos nomeados: o Atlântico, o Pacífico, o Índico e o Ártico. No entanto, a maioria dos países – incluindo os Estados Unidos – agora reconhece o antártico sul como o quinto oceano. O Oceano Antártico é o mais novo oceano a ser batizado.

 

8. O Pacífico é o oceano mais profundo. Sua profundidade média é de 4.300 metros. A bacia do  Pacífico tem cerca de 75% de todos os vulcões ativos no mundo, e o oceano, uma coleção de  25.000 e 30.000 ilhas. 

9 – Há 20 milhões de toneladas de ouro nos oceanos do mundo

 

10 – Harold Hackett é um homem que já jogou mais de 4,8 mil mensagens em garrafas no oceano e, desde então, recebeu mais de 3 mil respostas;

 

 

Compartilhe estas curiosidades com seus amigos!

 

ÁGUA SUSTENTÁVEL: PORQUE O MUNDO PRECISA DE ÁGUA.
 

Fonte das informações:

 

National Geographic 

National Ocean Service – National Oceanic and Atmospheric Administration U. S. Department of Commerce 

Mega Curioso

 

 

Fonte: Blog Instituto Água Sustentável

Please reload

Design & Marketing

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos