top of page
REBOB - Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas

REBOB

Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas

O que é a rede Brasil?

 

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

 

Onde foi fundada?

 

Após reuniões realizadas em Vitória - ES em 1994 e 1996, e em Americana - SP em 1997, a REBOB foi oficialmente fundada em Piracicaba - SP em 1º. de julho de 1998. Neste dia houve a aprovação de seu Estatuto, eleição de sua primeira diretoria e adesão formal de nove organismos de bacia, abrangendo seis estados do Brasil. O processo de registro em cartório e obtenção de reconhecimento legal foi realizado no segundo semestre de 1998.

 

Quais são suas finalidades?

 

São finalidades da REBOB:
 

  • Representar, em nível nacional e internacional, seus membros em assuntos de interesse comum;

  • Realizar reuniões e eventos que permitam a difusão e a troca de experiências entre seus membros;

  • Desenvolver serviços e atividades de interesse comum de seus membros;

  • Apoiar a implantação da cobrança pelo uso das águas e criação de sistema descentralizado de gestão dos recursos hídricos.

 

 

Qual sua área de atuação?

 

A REBOB atua em todo o território nacional, respeitando as autonomias de cada um de seus membros.

 

Forma de trabalho

 

A REBOB organizou uma agenda de trabalhos e definiu sua forma de atuação. Os Programas e Projetos serão organizados para todos os membros ou parte deles, conforme as necessidades. As formas de arrecadação de recursos, convênios e parcerias, bem como o sistema de administração de projetos, são definidos em assembléia.

 

Rede Internacional de Organismos de Bacia - RIOB

 

A REBOB é, também, membro da Rede Internacional de Organismos de Bacia – RIOB, com participação, inclusive, do Comitê de Ligação dessa entidade.

 

Quem pode ser membro e participar?

 

As instituições que queiram se tornar membros efetivos da REBOB necessitam ser regionais e de bacia hidrográfica, possuir personalidade jurídica e ter autonomia técnica, administrativa e financeira. Os Comitês de Bacias e outras instituições semelhantes poderão participar como sócios colaboradores, gozando dos mesmos direitos dos membros efetivos, desde que aprovem e estejam empenhados em criar, para a bacia, uma entidade com personalidade jurídica (Agência de Água ou de Bacia, Associação de Usuários, Consórcio / Associação Intermunicipal).

 

Como se associar?
 

Para se associar, o Organismo interessado deverá encaminhar uma solicitação à Secretaria Executiva da REBOB e firmar um Termo de Adesão.

bottom of page