Blog da REBOB

Rumo a Brasília reúne 550 pessoas em Salvador


A sexta edição do Rumo a Brasília 2018 reuniu 550 pessoas na cidade de Salvador (BA), na sexta-feira (02). O evento preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água discutiu o compartilhamento de água e os desafios do saneamento no auditório do Senai / Cimatec.


O Vice-governador da Bahia, João Felipe de Souza Leão, abriu o evento lembrando que o acesso à água muda vidas, seja por meio de grandes ou de pequenas obras, como simples cisternas.


A estrutura do 8º Fórum foi apresentada aos presentes por Irani Braga, co-chair do Processo Regional, e por Lupércio Ziroldo, chair do Fórum Cidadão.


“Nossa missão é dar amplitude à participação do cidadão no processo de gestão das águas. Dois dos maiores aquíferos do mundo estão na América Latina, o cidadão comum precisa participar da discussão dessas questões”, afirmou Ziroldo.

Braga falou sobre a grade temática do evento. “Teremos uma sessão para discutir como o excesso ou a falta de água impactam nas migrações e na fixação das pessoas nas diferentes regiões do mundo”, destacou.


O segundo painel discutiu os usos múltiplos da água, compartilhamento e conflitos. Foi mediado pelo senador Roberto Muniz e contou com a participação Cássio Peixoto, secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia (SIHS/BA); Sergio Ayrimoraes, superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA); Alexi Portela, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB); Humberto Miranda Oliveira, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB); Jonas Dantas do Santos, vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/BA); e José Geraldo dos Reis Santos, secretário de Meio Ambiente da Bahia (SEMA/BA).


O grupo discutiu estratégias para implantar com sucesso o Plano de Segurança Hídrica apresentado pela ANA e, ao final, assinou em conjunto uma carta de compromisso intitulada “Pacto pela Segurança Hídrica no Estado da Bahia”.


Na terceira mesa, o tema foi o saneamento e seus desafios. Participaram do debate Rogério Cedraz, da Empresa Baiana de Águas e Saneamento Básico (EMBASA); Mario Augusto Parente Monteiro, coordenador da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Ceará (ARCE); Helder Cortez, da Companhia da Água e Esgoto do Ceará (CAGECE); Marcos Vinícius Bulhões, diretor-presidente da Companhia Ambiental e de Recursos Hídricos da Bahia (CERB) e Emanoella Ribeiro de Oliveira, do projeto ‘Palmas pra Vida’.


Emanoella Oliveira falou sobre soluções para falta d’água no semiárido e destacou: “Temos muito a avançar nesse quesito, principalmente no que diz respeito às populações rurais, que muitas vezes ficam esquecidas”.


Posted on sexta-feira, Março 2, 2018

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

Design & Marketing Digital

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos
  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page