Blog da REBOB

ENTREVISTA com ganhadores do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo



SIMECHR - SISTEMA DE MONITORAMENTO E COMANDO HÍDRICO RESIDENCIAL

Autor: GUILHERME DA CRUZ CATHARINO Orientador: WILKER IASSIA DOS SANTOS Instituição: Escola SENAI "Jorge Mahfuz" Estado: São Paulo

Resumo: O SIMECHR - Sistema de Monitoramento e Controle Hídrico Residencial é um sistema de gerenciamento hídrico que consegue controlar o nível do reservatório interno, a vazão de abastecimento da distribuidora no local instalado e o seu grande diferencial que é verificar a presença de ar nas tubulações. Através de sensores de umidade e vazão, o sistema consegue informar para o usuário quando for detectada a presença de ar nas tubulações, e caso seja vontade do usuário, através de válvulas solenoides é capaz de bloquear aquele trecho do circuito hídrico, para evitar que tenha gastos a mais (o ar é capaz de gerar cobranças) e outros problemas que isso pode acarretar. Com o controle do nível do reservatório interno o usuário terá uma média da quanto ele está gastando, auxiliando ele a ver se está de acordo com os princípios do consumo consciente da água e também para que ele tenha um maior controle e minimize as chances de faltar água. O mesmo vale para o controle da vazão da distribuidora, dando ao usuário um controle em média da quantidade de água que está sendo consumida. Todos estes dados medidos e opções de controle são enviados em tempo real para um dispositivo móvel escolhido, facilitando a integração do usuário com o sistema. Mas também é possível verificar todos estes dados em uma central fixa do SIMECHR instalada no local, dando ao usuário duas maneiras de controlar o sistema. Visando um melhor aproveitamento das Energias Renováveis e economia de energia, o SIMECHR é capaz de funcionar com Energia Solar Fotovoltaica, armazenando energia em baterias para funcionamento no período noturno, entretanto, pode funcionar normalmente com energia local da onde esta instalado.


Matéria produzida por Rogério Torres Nunes

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

Design & Marketing Digital

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos
  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page