Blog da REBOB

A tarefa de todos no presente para possibilitar nosso futuro

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todos os anos no dia 5 de junho. Essa data é fonte que inspira e move o pensamento e braços daqueles que se dedicam às questões ambientais, mas também é um chamado a todos pela preservação do futuro.


Entre seus principais objetivos estão motivar as pessoas a se tornarem agentes ativos de desenvolvimento sustentável; promover a participação das comunidades como agentes na mudança de atitudes em relação às questões ambientais e promover a cooperação para se atingir a sustentabilidade que inclua um mundo de paz e harmonia entre as nações e povos, sem discriminações de qualquer tipo e tenha a solidariedade como eixo principal de articulação de um ambiente saudável para se viver.


Cuidar do planeta é responsabilidade de todos, e é uma tarefa para agora, para que possamos ter um amanhã. As mudanças climáticas constituem um dos maiores desafios de nosso tempo.Podem causar consequências desastrosas para a economia dos países e o bem-estar da humanidade, em termos de saúde, segurança alimentar, habitabilidade e meio ambiente, comprometendo de forma irreversível o desenvolvimento sustentável.


Adquirir a consciência da gravidade do problema é fundamental. Em seguida cada um de nós, individualmente, terá que mudar seu comportamento para contribuir com a limitação do aquecimento global. Começando com as pequenas atividades. Por exemplo, mudando a dietas de modo a reduzir o consumo de carnes, reduzindo o desperdício de comida, usando menos os carros e mais o transporte público, usando equipamentos mais eficientes e instalando melhores sistemas de isolamento térmico para dependermos menos de aparelhos de ar condicionado, nas regiões quentes, e de aquecedores de ambiente, nas regiões frias, dando preferência aos alimentos de cultivo orgânico. Em cada Estado de nosso País há possibilidades de mudanças que podem ser feitas com esse propósito. Mas é bom ressaltar que estas mudanças comportamentais, embora relevantes, não são suficientes por si só. O que exige uma mudança radical em nossos métodos de produção e a forma como consumimos.


Essa mudança começa em casa, mas deve ir além. Do local para o global: casas, escolas, hospitais, fábricas, indústrias e comunidades, muito pode ser feito para ajudar a ter um ambiente mais equilibrado e proteger a nossa casa comum. É importante unirmos forças e nos comprometermos com atitudes que caminhem em direção a um desenvolvimento, considerando questões que envolvem os aspectos econômicos, sociais e ambientais, interligados e interdependentes. O objetivo de todos é cuidar de nossa casa comum: o planeta, e para isso a ação de cada um é relevante para forma uma corrente de mudanças que tornem o mundo melhor.


Não custa sonhar, e sonhar juntos é concretizar nossos sonhos.


0 visualização

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

Design & Marketing Digital

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos
  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page