Durante o XXI Encontro Nacional de Comitês de Bacia serão promovidas diferentes atividades, entre elas palestras, mesas redondas, debates, apresentações de casos e oficinas. Serão cincos dias, promovendo um momento de reflexão, um ambiente de estudo e compartilhamento para pensarmos no desenvolvimento de uma gestão dos recursos hídricos de forma descentralizada, integrada e participativa.
A programação incluirá a realização de cinco Oficinas no dia 21 (segunda-feira), de 09 às 17 horas.
A Oficina "Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade na Administração Pública" será promovida por Patrícia Barbosa Fazano - Vice-Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema (CBH-MP)
O objetivo desta oficina é estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão socioambiental em suas atividades rotineiras, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos, ao correto gerenciamento dos resíduos sólidos, às contratações públicas sustentáveis, às construções sustentáveis, à sensibilização e capacitação e à qualidade de vida no ambiente de trabalho. A sociedade precisa adotar novos referenciais de produção e consumo de bens materiais, tendo em vista a construção do desenvolvimento sustentável no País, como agentes de mudança e construtor de um novo pensar. Focar na importância que as instituições possuem em “dar o exemplo” para redução de impactos socioambientais negativos. Faremos a interação desta agenda com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A Oficina "Capacitação e Indicadores de Monitoramento - Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental" será realizada por representantes da Agência Nacional de Águas - ANA e da Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental – ANPPEA. Esta oficina contará com seguinte facilitadores: Renata Rozendo Maranhão (ANA); Luis Gustavo Miranda Mello (ANA); Evandro Albiach Branco (ANPPEA / INPE); Maria Henriqueta Andrade Raymundo (ANPPEA)
Esta atividade foi proposta com o intuito de reunir educadores ambientais, comunicadores e mobilizadores sociais atuantes na gestão de recursos hídricos, a fim de promover a aprendizagem em indicadores de monitoramento de políticas públicas de Educação Ambiental, por meio do diálogo, da troca de experiências, do aporte teórico-conceitual e da formação de multiplicadores, com vistas ao aprimoramento da Gestão Integrada de Recursos Hídricos. Com esse propósito, terá um momento de exposição do processo de construção dos indicadores, seguido de trabalhos em grupo para mapeamento e aprofundamento das ações e políticas públicas de capacitação e de educação ambiental.
A Oficina "Prevenção, Controle e Análise de risco de processos de erosão hídrica e deslizamento / escorregamento" será promovida por Claudio Luiz Ridente Gomes e Gerson Salviano de Almeida Filho Pesquisadores do CT-Geo - Centro de Tecnologias Geoambientais
A proposta dessa oficina é repassar o conhecimento básico sobre prevenção, controle e análise de risco dos processos erosivos lineares urbanos (ravina e boçoroca), erosão em estradas vicinais de terra, e de prevenção e controle de deslizamentos/escorregamento no Brasil, de modo que os participantes possam ser agentes multiplicadores nas questões dos conhecimentos básicos. Abordará também métodos de prevenção, diretrizes para o controle, impacto nos recursos hídricos, métodos de investigação de assoreamento, noções de estabilidade de talude, análise de risco de erosão e deslizamento ao meio urbano, e apresentar exemplos recuperação/estabilização de desses processos.
As outras oficinas foram apresentadas no informativo anterior, para relembrar o conteúdo acesse:
Todas as atividades são gratuitas e haverá emissão de certificado aos participantes. Para se inscrever no ENCOB, nas oficinas e saber mais detalhes sobre o evento acesse o site: https://www.encob.org/encob2019