A essência do meu trabalho está na busca da sustentabilidade através da arte, no resgate aos valores naturais, nas cores da terra, nos pigmentos minerais: ocres da terra ferruginosos, óxidos de ferro e de magnésio, carvões, tendo com fixadores materiais de origem vegetal que são transformados em tintas ecológicas (geotintas) aplicadas em papel e tecidos de algodão natural, como alternativa econômica e sustentável.
Meu ateliê e matéria prima têm origem na natureza, principalmente no reaproveitamento de solos e rochas originados de prospecções geológicas e geotécnicas, que seriam descartadas. Um trabalho experimental que une trabalho profissional de engenharia, ciência e arte sustentável.
Um trabalho que também questiona os impactos ambientais, a degradação que nós humanos estamos produzindo no nosso planeta: poluição, contaminação do solo e dos recursos hídricos, e risco à saúde humana, provocados pelo acúmulo de contaminantes no meio ambiente, em contraponto com as belezas que a natureza nos oferece.
Resgatar a história da arte conectada aos valores naturais, reaproveitar materiais, sentir a sinergia e a cor dos ocres da terra, celebrar a relação entre o ser humano e a natureza, misturar sentimentos e questionamentos, são as propostas e o propósito dos meus trabalhos e estudos de pesquisa de arte com terra!!
"Meandros" - é a minha primeira coleção para mostra pública.
O trabalho insinua corpos hídricos impactados.
Rastros tóxicos de cursos d água, rios de lama e de sangue.
A destruição dos ecossistemas, da água potável, da mata ciliar que são substituídos pelo asfalto negro, que afetam drasticamente a pesca, a agricultura e o turismo nas localidades ao longo de quilômetros dos cursos dos corpos hídricos.
Águas contaminadas que colocam em risco ecossistemas e pessoas estão representadas nas curvas sinuosas deste trabalho.
Do Paraopeba ao Doce – de Brumadinho ao Machadinho.
Um pesadelo... um pedido de socorro!!
A Mostra, ainda em programação, será realizada em um espaço de decoração e arte em Araçatuba.
Uma prévia do trabalho pode ser acompanhado no Instagram @geocolorbrasil e @ZeiFurtado.
Zeide Furtado
Engenheira e ambientalista de profissão, apaixonada pela natureza.
Graduada em Engenharia Civil, Mestre em Engenharia Civil-Área de Concentração em Recursos Hídricos e Tecnologias Ambientais. Atua profissionalmente nas áreas de Geotecnia, Fundações e Meio Ambiente.
Atua na realização de serviços técnicos especializados, tais como: Sondagens e Ensaios Geológicos e Geotécnicos, Investigação de Áreas Contaminadas (Avaliação de Passivo Ambiental), Estudos de Viabilidade Ambiental para a Implantação de Empreendimentos, Estudos e Projetos Instalação de Rede de Poços de Monitoramento de Águas Subterrâneas, Consultoria e Assessoria Ambiental.