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A importância da água no organismo - funções da água



Escrito por Bruna Soldera em 19 Outubro 2022 Postado em Blog.


A água é vital para a vida de todas as espécies, uma pessoa não consegue sobreviver se ficar de 3 a 5 dias sem água! Mais da metade do corpo humano é composto de água, sendo que esta ajuda na hidratação, é responsável pelo transporte de nutrientes e participa de todas as reações químicas do organismo, funcionamento das células, ajuda na eliminação de toxinas, regula a temperatura.

O corpo humano adulto é composto de 50-60% de água, já as crianças, a porcentagem de água corpórea é maior, em torno de 86%, e nos adolescentes de 14 anos esta porcentagem é de aproximadamente 75% (O GLOBO, 2018).

Se ingerimos pouca água pode ocasionar uma série de danos ao nosso organismo, segundo o Professor Marcos Vinícius Nascimento (da Universidade Tiradentes) (PORTAL UNIT, 2022):

“Caso uma pessoa não consiga atingir a quantidade mínima necessária ela pode sentir alterações de humor, dores de cabeça, cansaço, além de desenvolver problemas renais, entre outros.”


Você sabe quais as funções da água no nosso organismo? Por que é tão importante beber água?

  • Regulação da temperatura corporal: a água tem papel primordial, ela ajuda o corpo a não sofrer variações bruscas de temperatura. Para haver a regulação da temperatura do corpo humano, é necessário repor os líquidos perdidos no suor e urina, além de absorver o calor produzido pelos processos metabólicos. A água participa da absorção e transporte de nutrientes e outros produtos do metabolismo (BEEP SAÚDE, 2021; SEMPRE BEM)

  • Absorção de nutrientes: a água é fundamental para o transporte de vitaminas, minerais e glicose para as células e órgãos, assim é pela água que os nutrientes via alimentação se espalham pelos organismos (GAZETA DO POVO, 2012).

  • Manutenção da saúde da pele: a falta de água no corpo humano é visivelmente perceptível pela pele, pois se não há água suficiente a pele fica sem os benefícios dos sais minerais e vitaminas e as toxinas se acumulam, deixando-a seca, flácida, quebradiça e com menos brilho (SEMPRE BEM).

  • Regulação do metabolismo celular: “a alta capacidade solvente da água é o que a torna tão fundamental para a distribuição de todas as substâncias importantes para o corpo dos nutrientes, bem como de compostos iônicos, essenciais para a homeostase celular” (habilidade das células de manterem o organismo em equilíbrio praticamente constante, mesmo em meio às variações externas) (SEMPRE BEM).

  • Prevenção do aparecimento de pedras nos rins: para que os rins funcionem corretamente, a hidratação é fundamental, já que o líquido ajuda nesse processo de filtragem. Quanto mais água se consome, mas se vai ao banheiro, evitando a pedra nos rins e a formação de cálculos renais (massas sólidas formadas por minerais e sais ácidos que podem se acumular na urina) (TUA SAÚDE, 2022).

  • Desintoxicação do organismo: a água é o principal componente da linfa (líquido do sistema linfático) e por isso ajuda a filtrar e remover o excesso de líquidos e impurezas do organismo por meio da urina e pelo suor (TUA SAÚDE, 2022).

  • Ajuda a manter a pressão arterial sob controle: “a presença de água no corpo faz acelerar a atividade do sistema nervoso simpático (que está relacionado ao controle de vários órgãos), assim faz os vasos sanguíneos se contraírem, aumentando a velocidade com que o sangue corre pelos vasos. A pressão sobe, mas não o suficiente para causar algum prejuízo para quem sofre de pressão alta. Daí se tem o equilíbrio” (BEEP SAÚDE, 2021).

  • Previne o cansaço mental: “a água evita a desidratação, ajudando a manter a função cognitiva, prevenindo sintomas, como cansaço, baixa capacidade de concentração, atenção e memória” (TUA SAÚDE, 2022).

  • Promove a perda de peso: a água promove a perda de peso, pois muitas vezes o organismo pode confundir a sensação de sede com fome. É importante beber água antes das refeições, ajuda a ocupar um volume no estômago e diminui a ingestão de alimentos (TUA SAÚDE, 2022).


Fonte: https://www.pexels.com/pt-br/foto/mulher-em-topless-coberta-com-toalha-branca-5938648/

Agora sabemos direitinho como é importante beber água e para incentivar deixamos aqui algumas dicas:

  • Andar com uma garrafa de água, enchendo-a ao longo do dia e definindo uma meta para beber por dia;

  • Utilize alarmes ou aplicativos para te ajudar

  • Beber um copo de água antes de cada refeição, intervalo ou ida ao banheiro;

  • Optar por beber água durante as refeições e ao comer fora;

  • Fazer águas aromatizadas para intercalar com água pura (sem adicionar açúcares, vale usar frutas e ervas, flores comestíveis).

Vamos colocar em prática? Então, corre beber água 😉 Fonte: Instituto Água Sustentável IAS

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