top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Agência participa de conferência da ABRHidro sobre segurança hídrica


Nesta segunda-feira, 15 de abril, a partir das 14h, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participará da Conferência Livre Segurança Hídrica e Sociedade, que reúne representantes de diversas universidades e instituições para discutir temas prioritários para a pesquisa em recursos hídricos, entre outros pontos. Na programação do evento, que começou às 9h e seguirá até às 17h30, a diretora-presidente da ANA, Veronica Sánchez da Cruz Rios, participará do Bloco de Discussão Ciência e Sociedade: Ciência Aberta e Ciência Cidadã, Associações Técnico Científicas, Ciência e Políticas Públicas. Para acompanhar, basta acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=M0qD-dKsGic.


Juntamente com a diretora-presidente da ANA, participam do debate os palestrantes Maria Clara Fava, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Alexandre Kepler, da Universidade de Brasília (UnB). Moderada por Alondra Perez, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a mesa também contará com os seguintes debatedores: Oscar Cordeiro Netto, da UnB; Jamil Anache, da Universidade de São Paulo (USP); Edson Wendland, da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS); e Josivan Moreno, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). 


A ANA também foi representada na programação no encontro pela superintendente adjunta Renata Maranhão, que moderou o Bloco de Discussão Fomento e Avaliação: Financiamento de Pesquisas, Avaliação de Desempenho e Divulgação Científica na manhã desta segunda-feira, 15.


A Conferência Livre é uma realização da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), em parceria com os pesquisadores do Observatório Nacional de Segurança Hídrica e Gestão Adaptativa (ONSEAdapta). O objetivo do evento é coletar contribuições sobre políticas públicas relacionadas a água, que, sistematizadas, serão encaminhadas à 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), prevista para acontecer em junho deste ano. 


Além do debate sobre recursos hídricos, o encontro busca propor estratégias de financiamento e divulgação científica, colher recomendações para avaliação de desempenho científico e refletir sobre a comunicação com a sociedade e a formação de recursos humanos sobre o tema da Conferência Livre. Os resultados das discussões, propostas e sugestões que forem reportadas durante nesse evento serão compiladas em um relatório que será encaminhado ao Grupo Executivo da 5ª CNCTI. 


O evento desta segunda-feira é destinado a pesquisadores, professores, alunos de graduação, pós-graduação, representantes de setores públicos e privados que têm atuação em ciência, tecnologia e inovação na área de recursos hídricos. 



A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 


A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e ocorrerá entre 4 e 6 de junho de 2024, em Brasília. Os objetivos desse evento são mobilizar a comunidade científica e setores relacionados para discutir e refletir sobre o papel da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no País; além de propor recomendações para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. 


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

11 visualizações

コメント


bottom of page