Agência participa de agendas na Bolívia para tratar de temas relacionados à gestão bacia Amazônica
- amandachicattomkt
- há 3 dias
- 2 min de leitura

AAgência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participou, nos dias 23 a 25 de abril, respectivamente da Oficina Regional Marcos e Princípios da Gestão Integrada dos Recursos Hídricos na Região Amazônica, da 4ª Reunião do Comitê Diretor do Projeto Bacia Amazônica e da 3ª Reunião da Rede Amazônica de Autoridades de Água (RADA). Os eventos foram realizados pela Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.
Em 23 de abril aconteceu o seminário regional Marcos e Princípios da Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Amazônica, onde foram discutidos os princípios e diretrizes aplicáveis ao contexto amazônico. Já no dia 24 ocorreu a 4ª Reunião do Comitê Diretor do Projeto Bacia Amazônica, na qual foram apresentados os avanços da iniciativa e seu planejamento para este ano.
A 3ª Reunião da Rede Amazônica de Autoridades de Água foi realizada em 25 de abril e nela foram aprovados quatro protocolos regionais de monitoramento hidrológico e de qualidade da água, assim como o plano de capacitação da RADA.
O diretor interino Marcelo Medeiros; o superintendente adjunto de Planos, Programas e Projetos da ANA, Henrique Veiga; e o especialista em regulação de recursos hídricos e saneamento básico Marcelo Costa representaram a ANA nessas agendas. A fim de assegurar a representação institucional da Agência fortalecendo seu envolvimento nas decisões estratégicas e técnicas no âmbito da OTCA.
A ANA desempenha um papel ativo na RADA desde agosto de 2023 quando essa instância foi estabelecida, além de participar na formulação do regulamento e contribuir com a criação do Painel Técnico Especializado de Apoio (PTA) e colaborar na elaboração do plano de trabalho da Rede Amazônica de Autoridades de Água.

A OTCA
A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica é uma instituição intergovernamental integrada por oito países amazônicos que assinaram o Tratado de Cooperação Amazônica: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Como um bloco socioambiental, a OTCA trabalha nas esferas política, diplomática, estratégica e técnica. Assim, atua para gerar sinergias entre governos, organizações multilaterais, sociedade civil organizada, comunidade científica, agências de cooperação e setores produtivos no contexto da implementação do Tratado.
Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
Comentários