Nesta quinta-feira, 8 de agosto, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participou da 4ª Reunião do Grupo Técnico de Acompanhamento do Nordeste (GTA Nordeste), das 14h às 18h, em Foz do Iguaçu (PR). O evento, que ocorreu paralelamente à programação do 1º Fórum Brasil das Águas, no Rafain Palace Hotel & Convention, tem como objetivo discutir a infraestrutura de segurança hídrica da região Nordeste e os processos de alocação de água.
A diretora da Agência Ana Carolina Argolo e o secretário nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (SNSH/MIDR), Giuseppe Vieira, participaram da abertura do evento, que foi moderada pelo diretor interino da ANA Marco Neves. Em seguida houve um painel com o tema Atualização dos Cenários Climáticos para o Nordeste, apresentado pelo superintendente de Operações e Eventos Críticos da Agência, Joaquim Gondim.
Ao longo do evento, um dos temas discutidos foi a infraestrutura para segurança hídrica na região. Também ocorreram debates sobre experiências estaduais na operação e manutenção de açudes no Nordeste, assim como desafios e necessidades para a operação e manutenção dos reservatórios. Essas discussões contaram com a participação de representantes de órgãos estaduais e federais relacionados à gestão e infraestrutura de recursos hídricos. O encontro se encerrou com debates com o público e considerações finais dos participantes.
O 1º Fórum Brasil das Águas
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico é uma das patrocinadoras do 1º Fórum Brasil das Águas, evento sediado em Foz do Iguaçu (PR) com realização da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB) e do Instituto Água e Terra do Paraná (IAT/PR). Esse encontro, de 5 a 9 de agosto, recebe cerca de 700 participantes e é um espaço de diálogo essencial sobre políticas públicas, mudanças climáticas, uso racional dos recursos hídricos, reúso de água, inovação, regulação e financiamento de obras e serviços.
O Fórum é promovido pela Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB) e pelo Instituto Água e Terra do Paraná (IAT/PR) para engajar a sociedade civil – incluindo entidades governamentais, privadas, acadêmicas e organizações não governamentais (ONGs) – em questões cruciais para a gestão hídrica no Brasil. Entre os temas em destaque estão também a inclusão de gênero, a educação ambiental e a participação ativa de crianças e jovens nos debates. A ANA é uma das patrocinadoras do evento.
Alocação de Água
Com caráter participativo, são realizadas reuniões nos locais afetados frequentemente por escassez hídrica, com a presença de órgãos gestores das águas, operadores de reservatório e representantes da comunidade. O objetivo desses encontros é encontrar soluções e alternativas para atender aos múltiplos usos da água em regiões que passam por situações de escassez hídrica. As decisões tomadas são registradas no respectivo termo de alocação de água para ajustar as outorgas vigentes e dar transparência ao processo.
A ANA promove processos de alocação de água, atuando como interlocutora entre os usuários e entidades envolvidas para o estabelecimento de termos de alocação de água. A Agência também fornece dados e informações técnicas para a melhor tomada de decisão.
Saiba mais sobre a alocação de água em: https://youtu.be/1I6PcCbmKqo.
Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
Comments