top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ANA participa da construção dos temas a serem debatidos no Fórum Latino-Americano da Água


Participantes da abertura da 1ª Reunião Preparatória

Entre 4 e 5 de maio, em Brasília, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participa da 1ª Reunião Preparatória para o Fórum Latino-Americano da Água. No evento desta semana, a instituição discute temas a serem abordados no Fórum juntamente com representantes de organismos internacionais e da Argentina, Chile, Colômbia, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai. Também participam dos debates a Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB), Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS) e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).


Durante o primeiro dia da 1ª Reunião Preparatória foi apresentada a proposta de estrutura temática para o Fórum, objetivos e resultados esperados para o evento. Também foram abordados os seguintes temas: Água e Meio Ambiente, Água e Financiamento, Água e Clima, além de Água e Cooperação. Já no segundo dia serão debatidas as questões de Água e Inovação, assim como Água e Desenvolvimento. No encerramento do encontro haverá o relato dos resultados e discussões das sessões sobre os seis temas propostos.


Quatro dos cinco membros da Diretoria Colegiada da ANA estiveram presentes no primeiro dia da 1ª Reunião Preparatória: a diretora-presidente, Veronica Rios; os diretores Filipe Sampaio e Mauricio Abijaodi; e o diretor substituto Luis André Muniz. A diretora-presidente participou da mesa de abertura e destacou que o evento traz uma relevância muito grande para o Brasil na defesa dos recursos hídricos.


O diretor Filipe Sampaio ressaltou o papel de integração que o Fórum terá para a região. “Nesses dois dias estamos aqui discutindo temas relevantes no âmbito da América Latina para que levemos para o Fórum, que será realizado em novembro de 2023, onde vamos integrar os países que compõem esse bloco regional para avançarmos na integração e no desenvolvimento dessa região tão importante para o mundo”, afirmou.


Já o diretor Mauricio apontou a importância do diálogo prévio entre os países da região para a construção de uma pauta com temas de interesse a serem discutidos no Fórum. “Estamos aqui na Reunião Preparatória para o 1º Fórum Latino-Americano da Água, um ambiente propício para discussão e construção de uma estrutura temática, para a gente levar para esse grande encontro, onde as pessoas terão a oportunidade aquelas prioridades técnicas, jurídicas e sociais que possam contribuir para esse grande debate sobre recursos hídricos”, destacou o dirigente.



O Fórum Latino-Americano da Água acontecerá em novembro deste ano, em Aracaju (SE), simultaneamente ao 25º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Esse evento internacional é realizado pela REBOB, Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (RELOC), ABRHidro, ABAS e ABES com apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. O Fórum tem o objetivo de fortalecer o diálogo e a integração de processos decisórios sobre água e saneamento nos países latino-americanos nos contextos político, técnico e institucional.


Além disso, o evento visa a estabelecer redes, interações e agendas de recursos hídricos que contribuam para o desenvolvimento sustentável na América Latina. Nesse sentido, são esperadas no Fórum instituições do setor de recursos hídricos dos 20 países latino-americanos, incluindo gestores(as), técnicos(as), usuários(as) de água, acadêmicos(as), indígenas, empresários(as), legisladores(as), tomadores(as) de decisão, comunicadores(as) e representantes da sociedade civil.


Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

(61) 2109-5129/5495/5103


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

25 visualizações

Comments


bottom of page